Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Vai ao centro de saúde? Não importa a hora, paga sempre o mesmo

26 nov, 2015 - 14:14

É uma das últimas medidas do Governo de Pedro Passos Coelho: reduzir o valor das taxas moderadoras das consultas de urgência nos cuidados de saúde primários.

A+ / A-

O valor das taxas moderadoras cobradas nos centros de saúde vai ser igual, independentemente do horário das consultas, o que já acontece na maioria dos casos, segundo uma portaria publicada em Diário da República.

A medida consta de uma portaria que altera a que definira, em 2011, os valores das taxas moderadoras, assim como as respectivas regras de apuramento e cobrança.

A alteração determina que "o montante da taxa moderadora a cobrar no âmbito dos cuidados de saúde primários não difere consoante o horário em que esses cuidados são prestados". Até agora, a taxa moderadora cobrada no Serviço de Atendimento Permanente (depois das 20h00) era de 10 euros, mas o Governo de Passos Coelho entendeu que devia revogá-la e aplicar a taxa de cinco euros cobrada durante o horário normal, entre as 8h00 e as 20h00.

A medida insere-se na reforma dos cuidados de saúde primários, iniciada em 2005, a qual "tem contribuído, significativamente, para o aumento do acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde, melhoria da qualidade e desempenho", lê-se na portaria publicada.

Com esta definição, que já é praticada pela maioria dos centros de saúde, as taxas moderadoras terão um valor igual, seja nas consultas realizadas durante o horário habitual ou em horário alargado.

Tal acontecerá também em situações de excepção, como em casos de maior procura devido a doenças sazonais, como a gripe, que obriguem ao prolongamento dos horários dos centros de saúde e instituições semelhantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+