A+ / A-

Esquerda falha discussão sobre evocação do 25 de Novembro

19 nov, 2015 - 15:54

CDS e PSD consideram que a falta dos partidos de esquerda representa desrespeito pelo presidente do Parlamento. PS não quer ser "cúmplice de exercícios lúdicos" sobre "acontecimentos de relevância nacional".

A+ / A-

PS, PCP, BE e PEV não compareceram na reunião do grupo de trabalho proposto pelo presidente da Assembleia da República para discutir uma eventual evocação parlamentar do 25 de Novembro de 1975, proposta pelo PSD e CDS-PP.

CDS-PP e PSD fizeram esta quinta-feira uma interpelação à mesa no início do plenário da Assembleia da República, vincando o seu protesto pela ausência de representantes dos partidos na reunião do grupo de trabalho, presidido pelo socialista Jorge Lacão (que esteve presente), no que consideraram ser um desrespeito por uma decisão do presidente do parlamento, Eduardo Ferro Rodrigues.

Ferro Rodrigues disse ter sido informado esta quinta-feira de manhã de que os grupos parlamentares de PS, PCP, BE e PEV não se fariam representar na reunião, lamentando que não tivessem manifestado essa posição quando, na quarta-feira, em conferência de líderes foi acordada a criação do grupo de trabalho.

A criação do grupo de trabalho surgiu na sequência de uma carta enviada pelo líder parlamentar social-democrata, Luís Montenegro, e centrista, Nuno Magalhães, pela realização na Assembleia da República uma evocação dos 40 anos do 25 de Novembro de 1975, que marcou o final do Processo Revolucionário em Curso (PREC).

Para o líder da bancada centrista, Nuno Magalhães, a situação "envergonha a Assembleia da República" na pessoa do seu presidente.

"Se não reagirmos a tempo, podemos estar perante um PREC", afirmou o líder parlamentar do CDS-PP.

Pelo PSD, Sérgio Azevedo disse nunca pensar que o PS, "um partido central na história do 25 de Novembro esteja acorrentado ideologicamente pelo PCP, pelo BE, e essa situação não só envergonha a democracia como envergonha os fundadores do PS".

O líder parlamentar socialista, Carlos César, argumentou que o PS não será "cúmplice de exercícios lúdicos, gratuitos, inúteis e quase infantis sobre acontecimentos de relevância nacional", acusando PSD e CDS de não pretenderem efectivamente essa comemoração, que não tem precedentes, mas de visarem a "jogatana política".

César disse ainda que "o 25 de Novembro foi bem mais civilizado" do que as "reacções absurdas" dos deputados de PSD e CDS, suscitando um protesto do líder parlamentar social-democrata, Luís Montenegro, que defendeu a figura do aparte parlamentar.

Ferro Rodrigues acabou por pedir a Jorge Lacão que entregasse na sexta-feira um relatório escrito sobre o grupo de trabalho.

Antes deste ponto prévio à ordem de trabalhos ser encerrado, a deputada do PSD Paula Teixeira da Cruz pediu a palavra para exigir a Ferro Rodrigues "igualdade de tratamento" na condução dos trabalhos.

O presidente da Assembleia respondeu que é o que tem feito deste que foi eleito. Paula Teixeira da Cruz ainda disse: "Não parece, não parece".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • beirão
    25 nov, 2015 lisboa 17:23
    Hoje ( 25 de Novembro) os deputados das esquerdas fugiram do Parlamento ! Tiveram vergonha de comemorar os acontecimentos deste dia, de Novembro de 1975 ! Porque seria ? Não era de mostrarem o seu patriotismo ? Mas então serão patriotas só aos domingos e dias santos ? Ou será porque isso não dá lucros ?.. Pois,,,, Addeeus .
  • J.T.
    25 nov, 2015 Évora 16:00
    E depois a direita é que é anti-democrática
  • Samuel Correia
    21 nov, 2015 Rio Maior 18:31
    Vejam o que já estão a fazer os SOCIALISTAS a eles próprios.Nomeram há dias este homem para o 2º lugar na hierarquia do ESTADO e desrespeitam-no logo passados dias.O PS e os tais parceiros,ou seja Bloco,PCP,Verdes e até o Pev. Isto indicia o carácter desta gente e o que vai acontecer ao PS brevemente.Vão ficar quando menos esperam com o menino nos braços.Porque gente daqueles partidos não brincam quando andam à procura dos seus interesses e deixam quem acreditou neles entre a espada e a parede.Mas Costa e PS sabe que eles são assim mesmo,mas Costa quer ser rei nem que seja por um dia.Se não fosse o 25 de Novembro esses aliados hoje do PS, ou seja o PCP,BLOCO(antes UDP;MES;FUP;eram tantos que já não me lembra)tinham-nos posto na mesma situação que hoje estão na SIRIA ou és dos meus ou então vais para a outra vida. Por isso que tenho boa memoria e sei tudo o que se passou naquele dia de Abril e os messes que se seguiram ate ao 25 de Novembro é que sei o que passei e quem tem memória não devia esquecer.Não quero voltar lá, porque agora com o terror que gira à volta da Europa esta gente não pode ter oportunidades,senão colocam-nos novamente numa "guerra civil" coisa que tentaram,mas com PATRIOTAS que tinha-mos e felizmente ainda temos alguns,como GEN.EANES e o saudoso JAIME NEVES,este , já morreu, mas há mais anónimos que lutaram e essa gente foi vencida.Mas mesmo assim não foram eliminados ou expulsos da politica.Se tivessem eles vencido hoje não estava a escrever aqui.
  • Fanã
    20 nov, 2015 Aveiro 16:24
    Estão assanhados a um ponto estes meninos e meninas da direita....que mostram realmente o que são!!!!!!
  • Nunca imaginei tal
    19 nov, 2015 Lisboa 22:02
    Eu tenho vergonha de ter sido militante do Partido Socialista.
  • A sério?!
    19 nov, 2015 Lisboa 21:29
    Junte os 52% mais os três "acordos" assinados na clandestinidade ... e limpe as mãos à parede.
  • Ao Jose Soares Pinho
    19 nov, 2015 Lx 18:48
    O senhor vem falar de Democracia e de falta de respeito? Que respeito teve esta direita para eliminar o feriado de 5 de Outubro (Implantação da República) e 1 de Dezembro (Restauração da Independência) ? Que moral têm agora para vir apregoar o 25 de Novembro. Tenham vergonha na cara! E em relação a Ferro Rodrigues, ele teria feito o mesmo, caso estivesse sentado no lugar dos outros.
  • carmom
    19 nov, 2015 FAMALICÃO 18:30
    Vamos continuar a assistir as exigências do PCP e do BE ao PS.E a febre do poder é tanta, que se sujeitam a tudo.Não esperava que o PS se deixa-se levar por quem sempre contestou as suas decisões.
  • Pedro Ribas
    19 nov, 2015 Nazaré 18:25
    Circo é no circo. Muito bem.
  • rosinda
    19 nov, 2015 palmela 17:26
    O que e estranho e o ps nao comparecer parece que estao contra ferro rodrigues eu por acaso ate comprei um livro a muitos anos sobre o 25 novembro!

Destaques V+