Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Primeiro-ministro francês quer limite nas entradas de emigrantes na União

25 nov, 2015 - 09:26

"É essencial para o futuro da União Europeia", argumenta Manuel Valls. A Comissão Europeia vai apresentar até ao final deste ano uma proposta de revisão das regras do espaço Schengen de livre circulação.

A+ / A-

O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, defende que a União Europeia (UE) deve limitar o número de entrada de migrantes e que o controlo das fronteiras externas é essencial para o futuro do bloco europeu.

"A Europa tem de dizer que não pode mais acomodar tantos migrantes. Não é possível", afirmou Valls, segundo excertos de uma conversa mantida, na terça-feira, com a imprensa estrangeira e publicados pelo jornal alemão "Süddeutsche Zeitung".
"Controlar as fronteiras externas da União Europeia é essencial para o futuro da UE. Se não o fizermos, as pessoas vão dizer 'chega, Europa!'", acrescentou.
A Europa enfrenta, há meses, a maior crise migratória desde a II Guerra Mundial. Os atentados terroristas em Paris, a 13 de Novembro, em que morreram 130 pessoas, suscitaram questões sobre a segurança das fronteiras externas de Schengen, uma vez que alguns dos autores dos ataques viajaram da Bélgica para Paris e o presumível "cérebro" do plano, Abdelhamid Abaaoud, pode ter regressado da Síria, onde combateu no grupo extremista Estado Islâmico, transitando pela Europa sem ser detectado.
O acordo de Schengen, que aboliu as fronteiras entre 26 países europeus, foi dotado de instrumentos de controlo nas fronteiras externas pensados para os estrangeiros, mas não para os europeus, que não podem ser sujeitos a um controlo sistemático.
A Comissão Europeia revelou, na sexta-feira, que vai apresentar até ao final deste ano uma proposta de revisão das regras do espaço Schengen de livre circulação.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    25 nov, 2015 Valongo 12:06
    Ai agora estão preocupados
  • 25 nov, 2015 10:15
    Lá se vai a livre circulação, tratado Schengen em revisão e a velha Europa a reflectir.

Destaques V+