Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD adia congresso para Abril para pressionar eleições

24 nov, 2015 - 17:06 • Paula Caeiro Varela

O congresso "laranja" servirá de lançamento do combate pela convocação de eleições antecipadas.

A+ / A-

O congresso do PSD foi adiado de Fevereiro para Abril para pressionar o próximo Presidente da República a marcar eleições legislativas antecipadas.

A reunião magna social-democrata vai começar a 1 de Abril e terminar a 3, véspera do primeiro dia a partir do qual o Parlamento pode ser dissolvido.

A alteração de datas, avançada à Renascença por fontes sociais-democratas, tem um leitura política: o congresso servirá de lançamento do combate pela convocação de eleições antecipadas.

A reunião magna do PSD devia ocorrer em Fevereiro, dois anos depois do último congresso. O adiamento para Abril, já decidido pela direcção social-democrata, será ratificado no Conselho Nacional de 10 de Dezembro, a mesma reunião onde será aprovado o apoio do PSD à candidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa.

Ao fazer coincidir o seu congresso com o fim do “semestre branco” (os seis meses após as eleições legislativas durante os quais a Assembleia da República não pode ser dissolvida), o PSD vai, assim, pressionar o próximo Presidente da República a convocar eleições antecipadas, como aliás sociais-democratas e o CDS já têm vindo a pedir.

Um mês antes do congresso, em Março, vão ter lugar as eleições directas para presidente do PSD, para as quais Pedro Passos Coelho se irá recandidatar e nas quais não tem, por enquanto, concorrência prevista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Observador
    24 nov, 2015 Fnc 22:24
    Eleições antecipadas e com que fundamento? Por remota hipóteses que tal viesse a acontecer, iriam enganar-se redondamente, porque o futuro presidente não se deixará pressionar, o que significa dizer que com estas posturas e atitudes, PSD e CDS mais não fazem do que retirar qualquer eventual favoritismo que um candidato seu pudesse vir a ter, os partidos de esquerda forçariam e bem uma segunda volta e aí qualquer candidato da direita não teria hipótese. Depois 1 de Abril é uma data emblemática, não fosse ela o dia vulgo da mentira! Nada mais adequado, diga-se! A esquerda parlamentar e o governo PS não se deixarão enredar uma vez mais por conspirações e manobras subterrâneas, de modo que alguns podem bem esperar e sentados se possível, para não se cansarem muito! A ver vamos o que quereria dizer recentemente António Costa quando falou em surpresas desagradáveis, entre elas uma certamente já se sabe, a devolução da sobretaxa que não passará de uma miragem, fruto de uma ment..., de uma não verdade!
  • Joao
    24 nov, 2015 Corroios 21:39
    Não devem esperar muito... a bandalhice comunista de Costa, rapidamente vai destruir o país. E lá terá a direita, que vir salvar a pátria novamente!
  • Marco Almeida
    24 nov, 2015 Bruxelas 21:35
    Oh Passos "amigo" o povo não está contigo, então não querem lá vêr que o homem até disse (que se lixem as eleições) eu por acaso até sou daqueles que não tem a memória curta e agora já queres eleições antecipadas, o taxo é bom oh se é, ninguém quer perder a malga
  • Jorge
    24 nov, 2015 Lisboa 21:34
    Se julgam que ao apoiar o Marcelo e se este ganhar as eleições vai convocar eleições antecipadas sem motivo nenhum aviso já que podem tirar o cavalinho da chuva.
  • pedro
    24 nov, 2015 pt 21:03
    Para recordar PPC: "Que se lixem as eleições."
  • GrandeCosta
    24 nov, 2015 Porto 20:36
    O Circo está montado, os palhaços preparam uma festa .... vivemos durante 4 Anos a brincar ao faz de conta... espero que o Costa trabalhe arduamente e que prove que merece os votos da Esquerda que é maioria em Portugal.
  • GrandeCosta
    24 nov, 2015 Porto 20:34
    O Circo está montado, os palhaços preparam uma festa .... vivemos durante 4 Anos a brincar ao faz de conta... espero que o Costa trabalhe arduamente e que prove que merece os votos da Esquerda que é maioria em Portugal.
  • kappus
    24 nov, 2015 braga 20:12
    O melhor mesmo é adiar...pode ser k a azia sejas menos aí....
  • jose freire
    24 nov, 2015 freire 20:04
    PSD fachis tas não quer admitir a derrota mas chumbar o pec 4 isso foi bom e nada fazer durante 4 anos sim, corruptos como Ricardo salgado o maior gatuno de sempre pague aquilo que roubou ladrão corrupto 100%
  • Burbidge
    24 nov, 2015 lisboa 20:01
    Upss! enganei me este e o site dos vigarios!

Destaques V+