Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Viagens para Paris: mais cancelamentos e menos reservas. Mas tudo voltará ao normal

23 nov, 2015 - 10:37

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo encara como natural o impacto negativo imediato. A experiência mostra que, a curto prazo, a procura regressa aos níveis habituais.

A+ / A-

Os atentados de Paris levaram ao aumento dos cancelamentos de viagens para a capital francesa e ao decréscimo nas reservas. A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) não avança números, mas detecta o efeito das investidas terroristas, considerando-o natural.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, diz à Renascença que este efeito de retracção foi sentido logo nas horas seguintes. “No próprio fim-de-semana, tivemos reservas que estavam efectuadas e o consumidor não apareceu. E estamos a falar também de uma série de cancelamentos, não tanto pelo receio que alguma coisa possa acontecer, mas pelo clima de tensão que lá se vive”, diz.

O responsável da APAVT diz que é natural esta reacção de haver um impacto negativo imediato, como natural é também que o fenómeno não se prolongue, não criando, assim, grandes repercussões no desempenho global do sector.

Paris regressa, ainda que lentamente, à normalidade e Costa Ferreira assegura que a capital francesa continua a ser um destino seguro: “A secretaria de Estado não inibe nenhuma viagem para Paris. Apenas dá algumas informações importantes para quando se está em ajuntamentos públicos ou em sítios públicos. É este tipo de clima que não cola bem com o exercício de férias e é mais por isso que há uma diminuição das pessoas a irem para este sítio.”

"Dentro de três a quatro semanas tudo estará completamente normalizado”, reforça, lembrando: "Foi assim em Londres. Foi assim, inclusivamente, em Paris, quando tivemos os acontecimentos relacionados com o Charlie Hebdo. Nesses casos, num espaço de 10 dias, todos os fluxos estavam completamente normalizados."

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gonçalo
    23 nov, 2015 Cacém 13:18
    Eu fui para Paris no dia 16, segunda feira seguinte aos atentados e andei de metro e comboio a semana toda sem qualquer problema. A cidade está mais segura que nunca, militares e agentes da policia por todo o lado. Senti-me seguro e adorei a cidade. À entrada dos centros comerciais, lojas, e monumentos pedem para abrir malas mas é tudo tranquilo. Voltava outra vez.
  • Manuel da Costa
    23 nov, 2015 Sydney, Austrália 11:44
    Nada como não se deixar intimidar. Seria o triunfo do terrorismo.

Destaques V+