Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Salão ambulante percorre montes e vales para tornar portuguesas mais bonitas

22 nov, 2015 - 12:13

Sónia ficou desempregada e tornou-se empresária. Dentro do veículo, os clientes encontram um ambiente idêntico ao de um salão de beleza: lavatório, secador de pé, água quente, marquesa e todas as comodidades proporcionadas pelo ar condicionado e uma televisão.

A+ / A-

Depois de 15 anos "enclausurada" num restaurante, Sónia Bonito resolveu que a sua vida teria de ter outro rumo e criou um salão de beleza ambulante, que anda de localidade em localidade por vários concelhos.

"Estava um bocadinho cansada de estar sempre fechada no mesmo sítio. Estive num restaurante 15 anos, que depois fechou e fiquei desempregada", explicou à agência Lusa a jovem empreendedora, de 38 anos, residente no Rabaçal, concelho de Penela, no distrito de Coimbra.

Ainda pensou em projectos na área do turismo, depois de ter obtido formação nesse sector, mas acabou por tirar um curso de depilação e comprar uma `roulotte` que transformou num salão de beleza ambulante, no qual presta serviços de cabeleireiro, manicura, pédicure, depilação e massagens para mulheres, homens e crianças.

Com o `slogan` "Sinta-se bonito, sinta-se perfeito/venha experimentar este novo conceito", o veículo percorre, uma vez por mês, 12 localidades dos concelhos de Penela, Condeixa-a-Nova, Soure, Ansião e Miranda do Corvo, situados em torno da Serra de Sicó, que abrange municípios dos distritos de Coimbra e Leiria.

"Pensei em ir a casa das pessoas prestar estes serviços, mas entendi que era entrar na sua privacidade e não me senti bem com isso. Então resolvi apostar numa `roulotte` e ir prestar estes serviços à porta das pessoas", explicou Sónia Bonito, que está a concluir a formação em cabeleireira, e se faz acompanhar da colaboradora Cristiana Fonseca.

O conceito é pioneiro, garante a empresária, que inicialmente pensou em transformar uma autocaravana, mas teve "um bocadinho de receio de fazer um investimento tão grande porque depois as pessoas podiam não aderir".

"Depois decidi fazer uma coisa mais pequena e avancei para a `roulotte` que ficou mais económica", disse Sónia Bonito, referindo que o investimento atingiu os 40 mil euros, depois de quatro meses de burocracias para licenciar a caravana como salão de cabeleireiro.

Dentro do veículo, os clientes encontram um ambiente perfeitamente idêntico ao de um tradicional salão de beleza: lavatório, secador de pé, água quente, marquesa e todas as comodidades proporcionadas pelo ar condicionado e uma televisão.

Satisfeita pelo sucesso que o negócio está a alcançar, apesar de andar na rua há pouco mais de quatro meses, a empresária destaca que o seu conceito permite aos clientes pouparem tempo e também dinheiro.

"As pessoas não precisam de se deslocar e podem ir arrumando a casa enquanto aguardam a sua vez, além de pagarem menos do que num salão normal, porque nas aldeias é impossível colocar preços muito altos", sublinhou.

Os clientes mostram-se satisfeitos e prometem fidelidade a este novo serviço, embora no início tivessem algumas desconfianças, como foi o caso de Maria Duarte, de 62 anos, do Rabaçal.

"Achei que a ideia não ia dar muito resultado, mas agora estou a ver que isto dá-nos muito jeito e evitamos ir a Coimbra", salientou.

Maria Augusta, de 84 anos, experimentou pela primeira vez o serviço do salão "Beleza sobre rodas", mas prometeu voltar sempre que precisar.

"Dá jeito [este serviço] porque tratamos das nossas vidas e vimos cá nas horas vagas sem precisarmos de carros", referiu a octogenária, frisando que, anteriormente, se deslocava a Penela para arranjar o cabelo.

Cliente desde o início, Vera Lúcia, de 66 anos, considera que o serviço é uma mais-valia para as populações, sobretudo para os mais idosos, que evitam deslocar-se, e diz que o projeto tem "rodas para andar" para a frente.

Com ar de satisfação, Maria Fernanda Duarte, de 57 anos, enaltece o espírito de iniciativa de Sónia Bonito que avançou com "uma coisa muito forte para ela lutar sozinha".

"Nós começámos a vir e eu gosto de vir, arranjo as unhas, o buço, as sobrancelhas, ela arranja-me tudo, pela-me toda, dá-me um toque ao cabelo e nós gostamos", disse com um sorriso nos lábios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • celia trincão
    22 jun, 2016 golegã 14:23
    sou colega e acho esta ideia genial

Destaques V+