Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato dos Impostos: Governo mentiu "descaradamente" acerca da sobretaxa

18 nov, 2015 - 12:18

Entre Agosto e Setembro deste ano, a estimativa do Governo para a devolução da sobretaxa de IRS 2015 caiu de 35,3% para 9,7%.

A+ / A-

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI) acusou esta quarta-feira o Governo de "mentir descaradamente" aos portugueses se se confirmarem as novas previsões que apontam que não vai haver qualquer devolução da sobretaxa de IRS.

Os números oficiais das receitas fiscais até Outubro só vão ser conhecidos na próxima quarta-feira, mas o "Jornal de Negócios" antecipa, sem citar fonte, que se o ano fechasse agora não haveria qualquer devolução da sobretaxa de 2015 no próximo ano, tal como tinha sido anunciado.

"Se esta notícia se confirma, é o cenário mais drástico, quer dizer que nos mentiram descaradamente e não fizeram projecções sérias, mas projecções baseadas num contexto eleitoralista e não em dados reais", disse o presidente do STI, Paulo Palha, à Lusa.

O sindicalista lembrou que, no período de campanha eleitoral, o Governo disse que o país estava no bom caminho, que as receitas estavam orientadas de acordo com as projecções e que os portugueses iam reaver parte da sobretaxa que estava a ser cobrada. Paulo Ralha diz mesmo que, ao longo desta ultima legislatura, os dados "têm sido completamente martelados", e acusa o Governo de, não só não fornecer dados certos, como não permitir o acesso às fontes.

"Não temos dados concretos em relação à sobretaxa", admite o presidente do sindicato dos impostos, mas lembrando que, logo depois das eleições, os portugueses já tiveram o primeiro "balde de água fria, com os números a desmentirem grande parte das projecções feitas pelo Governo". .

Entre Agosto e Setembro deste ano, a estimativa do Governo para a devolução da sobretaxa de IRS 2015 caiu de 35,3% para 9,7%. Contactado pela Lusa, o Ministério das Finanças escusou-se a fazer comentários sobre a veracidade da notícia divulgada pelo "Jornal de Negócios", recordando que os dados da execução orçamental serão apenas conhecidos no próximo dia 25.

A moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional foi aprovada a 11 de Novembro com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que, de acordo com a Constituição, implica a demissão do XX Governo Constitucional, suportado por PSD e CDS-PP, e liderado por Pedro Passos Coelho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Gomes
    21 nov, 2015 Braga 17:55
    O que diz hoje devia tê-lo dito antes das eleições.Porque não o disse? não o disse porque na altura a seria uma possibilidade acontecer ou então é um "cobarde" e no seu bloco é apanágio procedimentos desses.Sabe, com o governo que está em funções e mesmo com o anterior mesmo que tivesse tido a coragem de dizer o que diz hoje, mesmo que fosse mentira o mais certo era não lhe dizerem nada,porque funciona a democracia,e os democratas aqueles que a voz só serve interesses extremistas,como o seu BLOCO, costuma fazer como o Povo diz:"voz de burro não chega ao céu", mas se for brevemente dizer isso com um governo do PS apoiado pelo seu bloco e o PCP seria logo punido.Eu só tenho pena que você tenha nascido perto de onde ou sou e devo dizer-lhe que gente como você onde impera a cobardia e o levantar de situações onde não prova a verdade e não é capaz de denunciar as situações quando as coisas estão para mudar,é aquilo que atrás referi e envergonha-me a mim pessoalmente de ser do MINHO e penso que a muitos outros Minhotos também.Termino como dizem os Brasileiros "É UM CARA DE PAU "
  • Ao Zé desgraça
    20 nov, 2015 Lx 09:45
    Para começar o "Cavalo Branco"...mas estou confiante que mais irão...
  • zÉ DESGRAÇA
    19 nov, 2015 ALCOBAÇA 15:27
    Oh pá quem é que vai a seguir p'ro 44 ???? Já está esquecido ???
  • Que vergonha!
    18 nov, 2015 Lx 15:32
    Português, esse é o meu medo também...é porque tenho a sensação que a obsessão de Passos Coelho e Paulo Portas por manterem o poder, a toda a força, traz água no bico...eu acho que deve haver muita mais porcaria debaixo do tapete, que quando a esquerda formar governo irá descobrir...para nosso mal.... pelas notícias que já vieram a publico sobre contas de défice aldrabadas, contas de desemprego aldrabadas, devolução da sobretaxa de IRS aldrabada (e dito na televisão por especialistas que foi manipulação propositada por causa das eleições).....que crédito têm ainda estes dois senhores? Alguém no seu perfeito juízo ainda acredita neles? Eu já não.
  • MARIA SILVA
    18 nov, 2015 VILA DO CONDE 15:26
    SUPRESA. Então não sabiam que os politicos são mentirosos compulsivos que fazem tudo para ganhar eleições ?
  • É fartar vilanagem
    18 nov, 2015 Pt 15:20
    E a vilanagem está grudada ao poder e começa-se a perceber porque não querem sair de lá! O que é que se vai encontrar nos armários, para além de esqueletos?...Passos e Portas a dupla de trapeziodistas fazem numeros arriscados de contorcionismo no trapezio! Cambada de mentirosos compulsivos! Foram enterrados mas ainda continuam com a cabeça de fora. É o vale tudo! O Cavaco vai ajudando...
  • Ferreira
    18 nov, 2015 açor 13:30
    Oh Português concordo contigo, é por causa desta gentinha pobre de espírito que andamos todos a pagar e a ser espezinhados.
  • João Afonso Vilela
    18 nov, 2015 Lisboa 12:45
    Perpetrar uma governação extremista de direita. Mentir, enganar e roubar, eis o que sabem fazer Coelho e Portas. Precisamos de um outro governo, capaz de relançar a nossa economia, mas principalmente capaz de falar verdade aos portugueses.
  • Portugues
    18 nov, 2015 portugal 12:43
    Agora está a descobrir-se as verdades, e ainda haverá mais por se descobrir, esta a razão de eles quererem lá ficarem no governo, e cavaco silva também tem culpas do cartório. Todos aqueles que votaram neles, quando estavam a por a cruz devia é de cair logo o dedo.

Destaques V+