Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CGTP pede intervenção de Cavaco Silva na TAP

13 nov, 2015 - 17:06

“Governo afrontou o Presidente” ao fechar o negócio de venda da TAP apesar de se encontrar em gestão.

A+ / A-

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, considera que o Governo em gestão “afrontou o Presidente da República” ao fechar o negócio de venda da TAP, apesar de ter sido derrubado no Parlamento.

No final de uma audiência com Cavaco Silva, o líder da CGTP considera que o processo de privatização da companhia aérea constitui um “confronto institucional grave”.

“O senhor Presidente da República deve, na nossa modesta opinião, pronunciar-se sobre o assunto, reflectir e decidir aquilo que muito bem entender”, apela Arménio Carlos.

A Presidência da República, sublinha, “não pode ser solidária com um negócio desta natureza”, porque “por este caminho, qualquer dia, onde é que nós vamos parar. Hoje foi a TAP e, se calhar, o Governo já está a pensar naquelas que vêm a seguir”.

Arménio Carlos considera que, no caso da TAP, o Governo em gestão “exorbitou as suas competências e abriu um conflito institucional”, uma vez que a maioria parlamentar de esquerda está contra este processo de privatização.

“No mínimo, o que se justificava neste Governo era que suspendesse o processo e deixasse para o próximo Governo a resolução do problema”, defende.

CGTP defende um Governo PS

O secretário-geral da CGTP defende que a proposta do PS é a saída mais "adequada" e que trará mais estabilidade, recusando a continuação do executivo PSD/CDS ou um executivo de iniciativa presidencial.

"Não estamos de acordo com qualquer solução que passe pela continuação deste Governo, mesmo que seja num quadro de Governo de gestão ou de um Governo de iniciativa presidencial”, afirmou Arménio Carlos aos jornalistas no final de uma audiência com o Presidente da República, que está desde quinta-feira a ouvir os parceiros sociais.

Para o líder da CGTP, “isso iria manter a instabilidade e criar condições para uma situação transitória que não traria benefícios ao país".

Desta forma, acrescentou Arménio Carlos, a central sindical transmitiu ao Presidente da República, Cavaco Silva, que considera que "a saída mais adequada" e trará mais confiança é que tome posse o Governo que o PS anunciou publicamente que dispõe de uma maioria parlamentar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dr.Adolfo
    14 nov, 2015 portugal norte 19:28
    no texto anterior queria dizer GOVERNO por lapso nao passou
  • Dr,Adolfo
    14 nov, 2015 portugal norte 19:22
    Arménio carlos esta a ficar muito nervoso, pois claro que esta, pois como o pcp vai serocernog já não tem reivindicacoes a fazer do governo e assim sendo lá vai o ti armenio para a reforma ou vergar a mola e voltar ao alicate de eletricista e trabalhar para dar o bom exemplo de sindicalista recuperado.

Destaques V+