Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Terça à Noite

CGTP exige contratação colectiva no programa do Governo de esquerda

11 nov, 2015 - 01:22 • Raquel Abecasis

Nenhum dos acordos assinados à esquerda prevê isso, alerta o sindicalista. "Não aceitamos que um programa do Governo não tenha como objectivo redinamizar todo o processo de negociação da contratação colectiva", diz em entrevista à Renascença.

A+ / A-
CGTP quer negociar salário mínimo e contratação colectiva
CGTP quer negociar salário mínimo e contratação colectiva

O líder da CGTP diz, em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença, que “a questão do salário mínimo nacional é uma questão que tem que ser tratada" pelo possível Governo de esquerda, tal como outra, a "contratação colectiva”.

"Não aceitamos que um programa do Governo não tenha como objectivo redinamizar todo o processo de negociação da contratação colectiva. Esta questão da contratação colectiva não consta em nenhum documento e tem que constar", diz.

Nesta entrevista à Renascença, Arménio Carlos assume que o acordo assinado entre PS e PCP é “um acordo mínimo” e que tudo o resto tem que ser negociado caso a caso.

“O acordo é mínimo para salvaguardar o respeito pelas diferenças políticas e ideológicas que existem entre os diversos partidos porque cada um tem o seu programa. Havia algumas matérias que podiam ser elementos de convergência para assegurar o funcionamento de um Governo. As outras matérias iam-se trabalhando regularmente, de acordo com os interesses de todos para dar resposta aos interesses do país, refere.

Quanto à CGTP, a central sindical tenciona privilegiar “a negociação bilateral com o Governo” já que, na concertação social, “as confederações patronais adquiriram um conjunto de privilégios durante o período de Governo do PSD e CDS e já deixaram a indicação que não querem perder, nem querem ceder uma linha”.

Comentando a actual situação política, Arménio Carlos refere que “a direita está em estado de choque porque perdeu o poder”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Soares de Pinho
    11 nov, 2015 Gafanha da Nazaré 12:16
    Parece-me que se o Sr. António Costa vier a ser lider do próximo governo, o tempo não lhe vai chegar, para andar de casa em casa, a remendar, acrescentar e a discutir o entendimento que nunca vai existir, porque gente daquela láia, não tem qualquer forma de se entender. O PCP e BE não costumam mentir, pois dizem sempre a mesma coisa, a não ser que agora aprendam com quem tem muita habilidade para mentir e iludir o povo como é o caso destes PS's, que dizem que é branco, quando toda a gente está a ver que é preto, acrescentando com uma lata ernorme e fazendo disso o seu emblema " PALAVRA DADA É PALAVRA HONRADA". O senhor Arménio Carlos vai esperar sentado, pois agora vai descansar dado que não vai ter manifestações contra tudo para organizar. Não sei porque já manifesta a sua preocupação se a procissão ainda não saiu, ou vai nela vestido de "anjinho"?
  • Muito Bem.
    11 nov, 2015 12:04
    Finalmente vejo a CGTP a não ser do contra e a deixar cair os aumentos absurdos que sempre reclamou aos outros. Tenho fé que vamos deixar de assistir a manifestações em Portugal o que será bom para o ensino uma vez que este ultimo ajuntamento retirou das escolas varios alunos que não tiveram transporte porque as autarquias do PCP as utilizaram para dar transporte aos manifestantes... Digo isto com toda a naturalidade e toda a normalidade...a utilização pelas autarquias dos seus autocarros deve ser a que eles quiserem, aqui não há utilização indevida como por exemplo a daquela autarca que foi condenada em tribunal porque utilizou o carro da presidencia para ir a uma convenção do seu partido lesando o estado em 30Euros!! Isso é que foi crime, agora tirar a escola ás crianças é dar-lhes mais um dia de férias e elas até agradecem e nem aquele argumento da CGTP que deveria haver prolongamento de horarios nos infantarios e escolas porque os Pais não têm horarios compativeis serve neste caso porque os Pais tambem podem ficar em casa sem problemas...Viva a CGTP- intersindical!!! Avante Camaradas, avante!!! ACABOU A CRISE!!! agora começa a miséria!
  • Paulo Nova
    11 nov, 2015 Beckenham 11:32
    Sem esquecer os feriados tirados... mais uns dias de ferias e espero que sejam a 6f ou 2f ..... 35 horas e uma maravilha so espero e que as camaras e os organismos publicos empreguem mais pessoas... sera.... e para quando um novo resgate... o novo Primeiro Ministro ainda nao fez o pedido... estamos a ficar sem tempo....
  • Jorge
    11 nov, 2015 Coimbra 11:29
    A direita não está em estado de choque porque perdeu o poder, a direita fez apenas uma pausa para café, em breve regressará em força para pôr de novo o país na ordem!
  • André
    11 nov, 2015 Lisboa 11:28
    Choque da direita? Nunca a direita esteve tão bem. Resgatou o país de mais um desvario de governação da esquerda, consequentemente ganhou as eleições. E foi deposta por via da ambição e sobrevivência política de Costa. Portanto: Vamos ter um governo ilegítimo politicamente, vamos ter um choque com a realidade da governação... pois se fosse fácil podia ser para os socialistas, mas não é fácil governar. E mais: o PS saiu definitivamente do centro, agora não é mais do que mais um dos partidos radicais e finalmente assumido da esquerda radical. Parabéns ao Costa, vamos ter desvarios, seguidos de depressão, mas depois finalmente vamos crescer garantindo-se 2 ou 3 governos da direita, e aí sim, o país recuperará o caminho do progresso que estava agora a traçar. Até lá, o único benefício será pois, por a política no centro das atenções, para ver se finalmente a abstenção desce. Obrigado Costa, vais prejudicar o país no curto prazo, mas depois sem ti podemos finalmente ter estabilidade. Repito, Obrigado Costa!
  • Eborense
    11 nov, 2015 Évora 11:05
    Ora aí está o braço armado do PCP com toda a sua pujança. Ainda falta a Ana Avóila e o Nogueira a exigir um aluno por turma para empregar todos os professores.

Destaques V+