Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo aprova programa com margem para entendimento com PS

05 nov, 2015 - 07:11 • Paula Caeiro Varela

Na mesa do Conselho de Ministros desta quinta-feira, estará também o pedido de declaração de calamidade pública da Câmara de Albufeira, na sequência das inundações do último fim-de-semana.

A+ / A-

O Conselho de Ministros aprova esta quinta-feira o programa de Governo. Mantendo os compromissos já fixados no Programa de Estabilidade, com a garantia reafirmada de que as metas do défice são para cumprir, o documento deixa também sinais de alguma abertura ao PS.

A margem para alguma negociação existe, segundo fontes da coligação, desde que não implique desvios no cumprimento do défice e na redução da dívida. A base são as propostas enviadas pela coligação no “Documento Facilitador” enviado ao PS na procura de um acordo.

Na altura, PSD e CDS manifestaram abertura para acelerar a redução da sobretaxa do IRS, actualizar o salários mínimo nacional e abdicar do plafonamento das pensões, no quadro de uma ampla reforma da Segurança Social.

Mas, um mês depois das eleições, parece não restarem dúvidas na coligação de que o desfecho será a queda. O acordo da esquerda ainda não existe, mas fontes dos dois partidos da direita assumem-no como certo.

Depois de se terem esgotado as negociações com o Partido Socialista, Passos Coelho pouco tem falado e o CDS também tem sido discreto.

As linhas gerais do programa de Governo são aprovadas esta quinta-feira, com os contributos de cada Ministério, e dão entrada no Parlamento na sexta de manhã. Nessa mesma altura, Passos Coelho e Paulo Portas reúnem-se com as bancadas parlamentares dos dois partidos para apresentar o programa e preparar o debate da próxima semana.

Se houver acordo à esquerda, PSD e CDS sabem que a queda do governo tem data marcada, mesmo assim, a coligação vai realizar na próxima semana, depois da discussão no parlamento, sessões de esclarecimento aos militantes, provavelmente sobre um programa de Governo que entretanto já foi rejeitado.

No Conselho de Ministros desta quinta-feira, vai também ser analisado o pedido da Câmara de Albufeira para a declaração de calamidade pública, na sequência das inundações do último fim-de-semana.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • À margem
    05 nov, 2015 lx 13:41
    deve ficar esta gente durante uns anos para darem lugar a outros que não pretendam continuar a dividir os portugueses, para melhor reinarem na sua zona de conforto!...

Destaques V+