Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova ministra da Cultura e Cidadania vai chefiar acolhimento aos refugiados

30 out, 2015 - 18:07 • Celso Paiva Sol

Teresa Morais assume missão de preparar recepção a 5 mil refugiados, até agora liderada por Miguel Poiares Maduro.

A+ / A-

A nova ministra da Cultura e Cidadania, Teresa Morais, passa a ser a responsável pelo dossiê de acolhimento aos refugiados, apurou a Renascença.

A tarefa tinha, até aqui, a coordenação política de Miguel Poiares Maduro, ministro que regressa à vida académica e não integra o novo Governo.

A dúvida sobre quem ficaria a coordenar politicamente o processo só foi desfeita esta semana, porque também só esta semana foi concluída a composição do novo Governo.

Que Poiares Maduro não iria continuar já se sabia. Restava saber em que membro do novo Governo iria recair a tarefa de coordenar a chegada e o acolhimento dos cerca de 5 mil refugiados que Portugal irá receber nos próximos dois anos.

A missão passa a estar no âmbito da Cidadania, uma das vertentes da nova pasta agora atribuída a Teresa Morais, que no governo anterior foi secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade.

Esta Secretaria de Estado que não esteva representada no grupo de trabalho que tem vindo a preparar este processo desde o início de Setembro.

Já quanto à coordenação técnica não há qualquer mudança. Vai continuar a estar atribuída ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Também se mantém o grupo de trabalho que junta direcções-gerais e representantes de cinco ministérios, mas também de vários outros organismos públicos e privados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kaganiço
    30 out, 2015 montreal.canada 23:50
    Que não se esqueça de mandar construir muitas Mesquitas !

Destaques V+