Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU acusa checos de “abusos” sobre migrantes

22 out, 2015 - 13:06

Só em Setembro, chegaram à União Europeia cerca de 170 mil migrantes, segundo os números avançados pela agência europeia de gestão de fronteiras.

A+ / A-

As Nações Unidas acusam as autoridades da República Checa de violarem “sistematicamente” os direitos humanos na forma como tratam os refugiados e migrantes.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, diz que estas pessoas, que procuram chegar à Europa, são colocadas em centros de acolhimento com “condições degradantes” até quase 90 dias. E são revistadas para ver se têm dinheiro para, alegadamente, pagar a sua estada.

“Estas violações parecem fazer parte de uma política geral do governo checo, cujo objectivo é desencorajar a entrada de pessoas no país e o seu eventual desejo de ali ficarem”, lamentou.

Zeid Ra'ad Al Hussein critica ainda as declarações "islamofóbicas” proferidas pelo Presidente checo, Milos Zeman, que terá tido, segundo o responsável da ONU, um discurso alarmista e xenófobo.

Em resposta, o porta-voz do líder checo afirmou que o Presidente há muito que alerta para a ameaça fundamentalista. “Ele mantém a sua opinião e não a mudará apesar das pressões externas”.

Só em Setembro, chegaram à União Europeia cerca de 170 mil migrantes, segundo os números avançados pela agência europeia de gestão de fronteiras. A Frontex eleva para mais de 710 mil o total de pessoas que, desde o início do ano, procuraram refúgio na Europa, contra um total de 282 mil em 2014.

Vaga de migrantes e uma possível crise

O primeiro-ministro da Hungria pede aos líderes europeus que alterem as políticas de imigração.

Em declarações à televisão pública húngara na quarta-feira à noite, Viktor Orban considera necessário o envolvimento dos cidadãos no debate sobre o futuro da Europa. Caso contrário, diz o chefe do governo húngaro, a Europa poderá enfrentar uma grave crise política e uma ameaça à ordem democrática.

O governo de Budapeste respondeu à vaga de refugiados encerrando as fronteiras com a Sérvia e com a Croácia. Em alternativa, os muitos milhares de deslocados têm entrado na União Europeia através da Eslovénia, que aprovou na quarta-feira o recurso ao exército para controlar as fronteiras.

A Europa enfrenta a maior vaga de refugiados desde a II Guerra Mundial. Centenas de milhares de pessoas chegaram ao território europeu oriundas de África, Médio Oriente e Ásia, levando o Parlamento Europeu a reforçar o orçamento destinado a enfrentar a situação, mediante a proposta da Comissão Europeia, no montante de 1,2 mil milhões de euros.

A Amnistia Internacional divulgou um plano para uma acção concertada em oito áreas, destinado a responder às crises de refugiados e na sequência do que designa por "falhanço moral catastrófico" dos líderes mundiais.

Crise dos refugiados põe a nu uma Europa mais xenófoba e islamofóbica

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro
    22 out, 2015 Lisboa 17:53
    A República Checa não pode comportar tantos imigrantes. Ninguém tem culpa que o povo Sírio ande em guerra uns com os outros. Cada País não é obrigado a receber.
  • António Costa
    22 out, 2015 Cacém 17:10
    O Sr. Zeid Ra'ad Al Hussein mais parece o Boko Haram a falar. O Presidente checo, Milos Zeman, tem de compreender, DECRETARAM O FECHO DE 80 MESQUITAS NA TUNÍSIA e o Sr. Zeid Ra'ad Al Hussein anda "nervoso". Já viram se começam a FECHAR AS MESQUITAS NA EUROPA? Se isso acontecer onde é que se vai fornecer as AK..., a "assistência espiritual" aos recém-chegados? Numa Europa onde se chega ao ponto de dizer que ATIRAR PEDRAS é crime! Isto é Islamofobia pura! Os refugiados "ainda se passam" para o cristianismo e isso segundo o Islão é um CRIME que merece a MORTE!
  • Kaganiço
    22 out, 2015 Montreal.canada 14:54
    Parabéns à Republica Checa !

Destaques V+