Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Luaty e outros detidos começam a ser julgados a 16 de Novembro

19 out, 2015 - 20:18

Tribunal já notificou os arguidos e avisou que estão previstas cinco sessões de julgamento.

A+ / A-

Os 15 activistas detidos em Angola desde Junho vão começar a ser julgados a 16 de Novembro. Entre eles estão Luaty Beirão, em greve de fome há 29 dias.

O Tribunal Provincial de Luanda já notificou os detidos e faz saber que estão agendadas cinco sessões de julgamento. Os activistas estão acusados de prepararem uma rebelião e um atentado contra o Presidente José Eduardo dos Santos.

Um destes jovens é o luso-angolano Luaty Beirão. Em prol da sua libertação, um conjunto de personalidades da vida cultural e política portuguesa escreveu uma carta aberta, acompanhada por uma petição, ao ministro dos Negócios Estrangeiros e ao embaixador português em Angola, pedindo que Portugal exija a libertação de Luaty Beirão.

Os signatários alegam que se trata de um cidadão “também português, ilegalmente detido no estrangeiro”.

À Renascença, fonte do gabinete de Rui Machete disse apenas que mantém contactos para tentar visitar Luaty Beirão.

O músico e activista foi transferido da cadeia para uma clínica em Luanda e estará estável, e a receber visitas. Os restantes detidos estão num hospital-prisão.

Os advogados de Luaty Beirão vão pedir ao activista que interrompa a greve de fome que mantém há 29 dias, para que possam preparar o julgamento.

A dupla de advogados diz que o estado de saúde do luso-angolano é “débil”, mas “estável”.

[Notícia actualizada às 21h30]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Um pais sem liberdad
    19 out, 2015 23:09
    Um pais sem Liberdade. Ainda acusam os portugueses de colonialistas,etc. Eles sao uns corruptos, vigaristas, analfabetos, incompetentes e muito mais. So lamento. Tenho pena do povo angolano.

Destaques V+