A+ / A-

Arranca semana de negociações entre partidos. O que pode sair daqui?

12 out, 2015 - 07:24 • André Rodrigues

Há vários cenários para a formação do novo Governo. No resultado que será o mais desejado pela coligação e por Cavaco Silva, que recebe esta segunda-feira António Costa, Passos Coelho obtém o acordo dos socialistas para viabilizar o programa do Governo e o Orçamento do Estado.

A+ / A-

Arranca uma semana que pode ser decisiva para a formação de Governo, com o líder do PS, António Costa, a surgir como figura central das reuniões políticas desta segunda-feira.

O secretário-geral socialista reúne-se às 11h00 com o Bloco de Esquerda, e segue ao início da tarde, às 14h30, para uma reunião com o PAN (Pessoas, Animais e Natureza), que, a 4 de Outubro, estreou-se com a eleição de um deputado.

Às 16h00, o secretário-geral socialista vai a Belém para uma audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva, num encontro que acontece seis dias depois de o chefe de Estado ter recebido em Belém o líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Há vários cenários possíveis – uns mais do que outros - para a formação de Governo. No resultado que será o mais desejado por Cavaco Silva, Passos Coelho, que saiu vitorioso das eleições de 4 de Outubro, ainda que sem maioria absoluta, obtém o acordo dos socialistas para viabilizar o programa do Governo e o Orçamento do Estado.

Existe uma segunda hipótese: Passos Coelho e António Costa aceitam entendimentos parlamentares para aprovar os próximos orçamentos do Estado e algumas reformas. É um acordo que, apesar de não valer para uma legislatura inteira, pode não encontrar resistência em Belém. Menos provável será um acordo de incidência parlamentar entre a direita e o PS válido para toda a legislatura, depois de o líder socialista ter posto essa hipótese de lado.

Ainda menos provável, já que é rejeitado pelo secretário-geral socialista, será uma repetição do Bloco Central, com Passos Coelho e António Costa a concordarem com a entrada do PS no Executivo.

À esquerda desenha-se outra possibilidade: se Passos não encontrar abertura do lado de António Costa, este pode propor ao Presidente da República uma maioria absoluta de esquerda através de uma coligação ou de um acordo de incidência parlamentar com PCP e Bloco de Esquerda.

Por último, sem acordo entre Passos e Costa, e com Cavaco a não empossar um Governo minoritário, o actual Executivo ficaria em gestão até Abril do próximo ano, sem Orçamento do Estado e, consequentemente, em regime de duodécimos. Caso seja esse o cenário “vencedor”, caberá ao próximo Presidente da República convocar eleições antecipadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuela Silva
    12 out, 2015 Lisboa 23:13
    O PS tem que ser ajudado, ajudado! por partidos de esquerda! PS/BE+CDU Se a coligação de direita, soma, menos deputados, do que os partidos de esquerda e se o país se foi abaixo, então tem que se levantar o país! Não percebo, por que razão há tanta polémica!!!
  • BUUUMMMM
    12 out, 2015 16:04
    Espero sinceramente que o Sr. Costa mais uma vez mostre a massa putrefacta de que é feito e mais uma vez apunhale alguem pelas costas tal como fez a Antonio Jose Seguro, o outro senhor que GANHANDO as eleições Europeias,teve segundo Costa um mau resultado e por isso justificava a punhalada. Um governo PS/PCP e Bloco duraria um orçamento e transformaria o parlamento num lugar pouco digno (já o é de facto) em que os governantes esgrimiriam mil e um argumentos e nada de bom fariam, em que as cedencias que o PS teria que fazer significariam por certo um esbanjar de dinheiro destinado a quem nada faz e que vive do suor alheio...seriamos uma anarquia ao serviço da sede de poder de alguem que não soube assumir os riscos proprios de quem anda na politica atirando ao fogo o seu antecessor para na hora que ELE julgava certa o apunhalar...Afinal, conseguiu apenas sair derrotado numa eleição em que tinha tudo para conquistar a maior maioria absoluta de sempre, no entanto, o Sr Costa não soube afastar o que de mau tinha e representava o PS e acabou verdadeiramente atropelado por um camião..Para sorte sua e sabendo todos que o unico caminho de um possivel sucessor seria o apoio ao PSD/CDS preferem todos, tal como ele antes, manter-se á sombra á espera de um dia de sol. Antonio Costa revelou-se um saltimbanco do poleiro e alguem que recusa abandona-lo...se fosse coerente e digno sairia por nem sequer e com melhores condições ter atingido os mesmos resultados de Antonio J. Seguro! Lamentavel
  • Ana Fernandes
    12 out, 2015 Parede 15:59
    Ja que o acordo entre PSD E BE OU PCP seria uma miragem e ridiculo , o caminho melhor, e de modo a revolucionar o estado de coisas e também a forma de mudar esta politica de 40 anos de Individualismo Partidario, seria a uniao de forças, o espirito de globalizaçao para resolver problemas ha muito existentes em Portugal, ou seja a uniao entre o PS,BE E CDU, e direi mais das outras pequenas forças politicas.Como sou filha da RevoluÇao e e me revejo, como a muitos amigos, conhecidos, parentes que como eu tiveram de emigrar, na situaçao de muitos Portugueses, confirmo que a decisao dos Portugueses, claramente,mas subtilmente nos resultados de voto, foi essa mesmo!!!!Temos que dar a volta nisto! Regressei, mas voltar a ver o meu pais na incerteza, na pobreza e ainda na duvida...nao ha que ter duvida, nao ha que ter medo.Vamos virar pagina e acreditar nos valores da Revoluçao, ja que nao podemos invadir o parlamento e po-los ca fora... Entendam-se,unam-se e parem com as fantochadas!!!é hora de gerir a casa e nunca o souberam fazer!!Paguem a porcaria da divida que nao fui eu que criei e desenvolvam as coisas de base que devem ser resolvidas para a evolucao da economia:Gastem o dinheiro em maquinas para a Agricoltura,Novos barcos e subsidios para os Pescadores, porque eu nao quero comprar peixe pescado nas nossas aguas por Espanhois e depois comprar a eles..é ridiculo,nao percebem??!Anedotico.Enfim parem de Importar coisas que nao precisamos e que podemos produzir nos mesmos!HELLOOOO
  • sa dias
    12 out, 2015 j.martins.ferreira@sapo.pt 14:05
    Não sou de direita nem de esquerda, apenas cidação que quer o melhor para Portugal e os Portugueses que sofrem na pela a arrogancia do Eng Socratas e a arrogâncis do ultimo governo. Entendam-se para bem de todos mas principlamente dos que mais necessitam.
  • Manuela d'Oliveira
    12 out, 2015 Porto 13:41
    Há vários países democráticos e membros da UE cujos governos são formados por coligações pós eleitorais por falta de maioria absoluta do partido mais votado. Nalgumas destas coligações o primeiro ministro que foi indigitado não pertence ao partido mais votado. Nunca aconteceu em Portugal mas é um mecanismo democrático que pode assegurar a estabilidade governamental.
  • JOAKIM
    12 out, 2015 VIEIRA DO MINHO 13:25
    AINDA NÃO SAÍMOS DE UMA QUASE BANCARROTA E O COSTA JÁ ANDA A PREPARAR OUTRA ? É QUE PS É IGUAL A BANCARROTA ! O COSTA TEM UM OBJECTIVO MUITO CLARO ! QUER QUE A SUA COR POLITICA CONSIGA O TETRA-BANCARROTA ! 1975-1983-2011-2016?
  • Carlos Gomes
    12 out, 2015 Santarem 13:12
    Neste momento,o PS prepara uma espécie de golpe de Estado,onde,o vencedor das eleições,fica fora do governo.Essa situação,a acontecer,ficaria para os anais da história!!! Espero e pago para ver,um governo formado pela esquerda radical!!! Quero ver também e,especialmente,qual a posição do Sr Presidente da República,perante esta situação surrealista!!!
  • João Lopes
    12 out, 2015 Viseu 12:45
    Costa coliga-se à esquerda? Quer telefonar à mãe a dizer que já é primeiro-ministro? Com clarividência escreve hoje no jornal i, ARF: «O filme de terror de 2011 que atirou milhares de portugueses para o desemprego, para a pobreza e para a emigração tem todas as condições de voltar a repetir-se».
  • Eborense
    12 out, 2015 Évora 12:40
    Se para si o diálogo é ofender as outras pessoas, está tudo dito. Veja-se ao espelho e apelide-se a si próprio de parvo, ou então vire-se para a sua família. Não costumo perder muito tempo com pessoas do seu nível e por isso não lhe respondo mais.
  • ao eborense
    12 out, 2015 lx 12:30
    Como absolutista não está nada mal...se não gosta de dialogo então fique a falar sozinho! "Albarda-se o burro à vontade do dono"...

Destaques V+