Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carvalho da Silva

Presidenciais são “cenário desastroso” para a esquerda

10 out, 2015 - 15:59

Ex-líder da CGTP considera que a vitória de Marcelo “não é inevitável” até porque “há uma maioria social e sociológica de esquerda”.

A+ / A-
Carvalho da Silva. Presidenciais são “cenário desastroso” para a esquerda
Carvalho da Silva. Presidenciais são “cenário desastroso” para a esquerda

O sociólogo Carvalho da Silva considera que o cenário actual das eleições presidenciais é desastroso para a esquerda.

Horas depois da apresentação da candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, o antigo líder da CGTP alerta para o que diz ser o risco da esquerda se preparar para oferecer, de novo, à direita a Presidência da República. Carvalho da Silva diz ainda haver três meses pela frente para a esquerda se organizar e impedir o que classifica de “perda monumental”.

“Não estou a reconhecer qualquer vitória como inevitável. Nem de perto nem de longe. Há uma maioria social e sociológica de esquerda. É uma questão de se organizar. Estamos a três meses e meio das presidenciais. Neste momento essa organização não está no terreno. O que está aí é um cenário desastroso. O da esquerda se preparar para oferecer à direita por três vezes consecutivas a presidência da República. E é uma perda monumental”, disse.

O ex-líder da CGTP, que chegou a ser apontado como pré-candidato, debatia com Daniel Bessa, no programa “Conversas Cruzadas” da Renascença.

Já Daniel Bessa diz que a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa retira espaço a Rui Rio e Sampaio da Nóvoa.

“Neste processo há duas pessoas que já não serão candidatas. Uma é o Dr. Rui Rio que não avançou quando poderia ter avançado e neste momento deixa de ter espaço. Outra é o professor Sampaio da Nóvoa a quem ouvi dizer que agora é que a sua candidatura faz sentido, mas que do meu ponto de vista perdeu o espaço todo. Quanto ao prof. Marcelo Rebelo de Sousa é uma maravilha. Esta coisa de alguém propor a ser candidato à presidência da República a partir de Celorico de Basto é uma maravilha. Só por isso já quase merece que votem nele”, referiu o ex-ministro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marteladas
    11 out, 2015 Linha 10:39
    Com o meu voto o prof Martelo jamais será PR! Porquê? Porque é um fala barato, um tudólogo* (não passa disso porque nunca passou da teoria à prática)! Tudólogo: É aquele que opina sobre tudo e sobre todos, convencidíssimo de que sabe tudo e só diz verdades!
  • Carlos Seixas
    10 out, 2015 Ribeira de Pena 22:45
    Marcelo terá o meu voto em janeiro de 2016.
  • Francisco Campos
    10 out, 2015 Meimão 22:32
    O Professor Marcelo só avançou porque passou 8 anos a promover-se e depois da TVI lhe preparar a papinha. Mas atenção! uma coisa é a teoria outra é a prática. Os presidentes de direita nunca serviram Portugal devidamente, Até ao lavar dos cestos é vindima!!!
  • Carlos Gomes
    10 out, 2015 Santarem 21:11
    A esquerda,ela própria,foi,é e será sempre um desastre!!! O tempo já demonstrou isso,sobejamente.
  • Miguel Lemos
    10 out, 2015 Lisboa 20:59
    Sempre respeitei Carvalho da Silva, mas discordo totalmente da ideia de um cenário desastroso para a esquerda nas presidenciais. Se for eleito (e só o conseguirá à primeira volta), Marcelo Rebelo de Sousa quererá ser reeleito em 2021 e para isso não será aconselhável criar problemas a um eventual Governo de esquerda. Se optar por uma colagem à direita (como Cavaco fez), não demorará muito tempo até a opinião pública perceber que não elegeu o "presidente de todos os portugueses", mas sim um novo fantoche, que atingirá rapidamente o mesmo descrédito de Cavaco Silva.
  • Para o economista
    10 out, 2015 lx 20:41
    Daniel Bessa, basta que alguém se proponha a candidato, a partir da sua terra, para merecer que se vote nesse alguém! Espantoso! Ou a teoria só é valida para Marcelo? Isto há cada um, que não lembra ao diabo!...E considerados grandes inteligencias...
  • Jose Seco
    10 out, 2015 Lisboa 20:32
    Pois o Marcelo anda a dar abracinhos e beijinhos aos velhinhos nas feiras, como fazia o paulo portas, portanto deve ser boa pessoa como o paulo portas. O Marcelo parece uma cassete martelo pois quem andar atento já percebeu que ele anda há muito tempo a preparar o assalto final ao poleiro das presidencais. Com o meu voto nao conta ele! Estou cansado de gente demasiado pronta para a fotografia do faz de conta!
  • Carlos Augusto
    10 out, 2015 20:25
    Mais direita? o povo ainda não viu o desastre destes últimos 4 anos? o povo que tenha juízo na tola!
  • maciel
    10 out, 2015 jorje 19:48
    este bessa e uma anedota da direita
  • joao
    10 out, 2015 viana 19:21
    daniel bessa de vez em quando tb lhe dá para dizer disparates! o sampaio da nóvoa é um académico tal como o marcelo, mas é um homem fora da politica e dos vicios desta coisa q o marcelo já não é! SdaN é uma lufada d ar fresco no meio bafiento q é a politica tuga!

Destaques V+