Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marcelo. Portugueses estão reconciliados com a coligação

02 out, 2015 - 03:08

Comentador participou num comício da coligação PSD/CDS em S. João da Madeira.

A+ / A-

O ex-presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa defende que é graças à "reconciliação" dos portugueses com o PSD e o CDS, que domingo a coligação Portugal à Frente poderá obter um resultado "que ninguém esperava".

Num comício na Casa da Criatividade, em S. João da Madeira, o social-democrata referia-se a "reformados, funcionários públicos e jovens, cá dentro e lá fora", que se reaproximaram do PSD e do CDS, por "empatia ou tolerância" para com as suas opções de Governo ou por "incompreensão" quanto à postura do PS.

"Há um ano, há nove meses, há seis meses, mesmo há quatro, ninguém esperava o resultado que vai ser o do próximo domingo - nem os mais frenéticos dos sociais-democratas, nem os mais militantes dos centristas populares", começou por afirmar Marcelo Rebelo de Sousa.

"Esta vai ser recordada como uma campanha especial, porque se partiu derrotado e chegou-se vencedor, de longe (...). E ao longo dela, PSD e CDS foram-se reconciliando com muitos portugueses que estavam ressentidos com eles", acrescentou.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, essa evolução é mais evidente para "quem a vê de fora" e vem, em primeiro lugar, "da cabeça, do coração, da empatia ou da tolerância" que o povo passou a demonstrar para com as medidas mais difíceis adoptadas pelo Governo. Em segundo lugar, deve-se também a "coisas incompreensíveis" na liderança socialista "e a primeira delas é o PS não ter assumido o que se passou em 2011".

"Se calhar achou que era uma traição política, mas não era", defendeu o histórico do PSD.

"[Os socialistas] São tão teimosos, tão teimosos, que não dão o braço a torcer, mas ao menos reconheciam que hoje o país está melhor", acrescentou.

Outra postura socialista que gerou incompreensão nos portugueses, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, foi o anúncio do secretário-geral do PS, António Costa, de que, em caso de vitória da coligação Portugal à Frente sem maioria absoluta, os socialistas chumbariam o Orçamento do Estado e inviabilizariam um programa de Governo.

"Isto nunca aconteceu com um governo minoritário em Portugal, de um lado ou do outro. O próprio PS beneficiou dessa viabilização não uma nem duas, mas várias vezes", recordou Marcelo Rebelo de Sousa.

Se agora as sondagens antecipam uma vitória para o PSD e CDS, o social-democrata atribui-a, por isso, à ponderação dos portugueses, que terão decidido que "mais vale um mal seguro (..) do que, realmente, uma coisa que não se percebe".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JoseGomesLisboa
    02 out, 2015 Lisboa 21:33
    A democracia atingiu a idade adulta!!! por isso não vai em cantigas de sereia e dinheiro fácil que depois se paga a 10% de juros!!!
  • Paulo
    02 out, 2015 vfxira 14:54
    Oh professor.... 2 partidos coligados e só têm....(terão?) 38%,não é uma grande derrota?
  • Que disparate!
    02 out, 2015 Lx 12:07
    Para mim, é apenas mais uma manipulação, das muitas a que esta coligação já nos habituou.... Dia 4 voto útil no PS, para que o povo se possa livrar de todo o sofrimento que esta direita (que faz dos ricos mais ricos e os pobres mais pobres) lhe causou. Mas quem é que se pode esquecer da impressionante emigração, com quebra de afetos, pela separação das famílias?; da enorme taxa de desemprego que causaram?; o empobrecimento das classes mais baixas... ; os apoios retirados aos mais desprotegidos... ...Não acredito nas sondagens. Dia 4 vamos mandar esta coligação que tanto mal fez ao povo, para a RUA!
  • Pelo menos,
    02 out, 2015 pt 11:50
    até vermos no dia 4, só estão 38% dos portugueses "conciliados", os restantes e a grande maioria 62% não estão! E mesmo desses 38%, alguns votam por inconsciencia, ou "obrigados" por diversos motivos. É neste linguarejar sistematico e como comentador mediático, que o prof Marcelo sistematicamente foi tentando convencer parte desses 38% e agora espera também a sua recompensa quando se candidatar a PR...E pelo que foi visto, deve esperar, que, pelos elogios feitos ao Jerónimo e à Catarina, venham daí, alguns votitos!...como presidente da "maioria" dos portugueses!
  • Pai
    02 out, 2015 Coimbra 10:41
    Este é mesmo ceguinho; ainda anda a tomar banho no Tejo para ver se chega a PR.
  • Esta raposa
    02 out, 2015 Fa 10:17
    Só engana o galinheiro mais incauto e que não tenha cão de guarda...Infelizmente ainda há por aí muitos galinheiros desses!

Destaques V+