Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Merkel e Hollande: Nacionalismos podem levar ao "fim da Europa"

07 out, 2015 - 17:58

Líderes da Alemanha e França fizeram uma intervenção conjunta no Parlamento Europeu.

A+ / A-
Merkel e Hollande. “O nacionalismo é a guerra. Precisamos de mais Europa”
Merkel e Hollande. “O nacionalismo é a guerra. Precisamos de mais Europa”

Apelos a uma Europa unida para enfrentar as várias crises do momento marcaram os discursos da chanceler alemã e do Presidente francês, esta quarta-feira, no Parlamento Europeu.

Angela Merkel e François Hollande falaram na mesma sessão aos eurodeputados, em Estrasburgo, França, à semelhança da histórica intervenção de Helmut Kohl e Francois Mitterrand nos dias que se seguiram à queda do Muro de Berlim, em 1989.

Hollande foi o primeiro a usar da palavra. Recordou as sucessão de desafios que a Europa enfrenta, da crise económica e financeira à crise dos refugiados, e disse que o nacionalismo não é a resposta.

“O nacionalismo é a guerra. O debate não é entre mais ou menos Europa, mas entre a reafirmação da Europa ou o fim da Europa. Não há outra solução que não uma Europa forte para garantir a nossa soberania”, declarou o Presidente francês.

A chanceler alemã considera que a Europa está perante um “teste de dimensões históricas”.

“Não podemos voltar a pensar em nacionalismos, pelo contrário. Precisamos de mais Europa, não menos”, afirmou Merkel.

A chanceler alemã defendeu uma política comum de acolhimento aos refugiados, de protecção das fronteiras comuns e de repatriação dos migrantes que não reúnam as condições para obter asilo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Pitaco
    12 dez, 2015 Vitória 17:57
    Merkel e Hollande, são dois criminosos comunistas e degenerados parasitas multiculturalistas que encheram a Europa de africanos!

Destaques V+