Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um morto e quatro desaparecidos em naufrágio na Figueira da Foz

06 out, 2015 - 20:59

Dois pescadores foram resgatados com vida [em actualização].

A+ / A-

Uma embarcação de pesca naufragou esta terça-feira noite à entrada da barra do porto da Figueira da Foz, disse à Renascença o comandante João Barbosa, porta-voz da Armada.

Um pescador morreu, quatro estão desaparecidos e dois foram resgatados com vida, segundo fontes citadas pela Agência Lusa.

Os dois pescadores foram resgatados do mar por uma mota de água e transportados para o Hospital da Figueira da Foz.

O comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz disse que os dois sobreviventes estão em estado de hipotermia, mas aparentemente bem e foram transportados para o hospital local, por precaução.

O barco de pesca, um arrastão com mais de 20 metros, naufragou às 19h15 de hoje à entrada do porto da Figueira da Foz.

O porta-voz da Armada adiantou à Renascença, pelas 21h00, tinha sido recebido um "sinal de emergência, dado por satélite, e depois o capitão do Porto confirmou que a embarcação se tinha virado”.

Segundo o comandante João Barbosa, foram enviados para o local do naufrágio meios de salvamento aéreo e um navio da Marinha.

“A informação que temos é que, para já, a embarcação está encalhada, está inacessível por todos os meios aquáticos. Já se tentou com motas de água e semi-rígidos, mas não se consegue. Foi activado um meio aéreo da Força Aérea e o navio-patrulha oceânico Figueira da Foz, da Marinha Portuguesa”, explicou o porta-voz da Armada.

Ao início da noite estavam cerca de duas dezenas de pessoas no molhe sul do porto, que criticavam veementemente a falta de uma operação de salvamento no mar.

[notícia actualizada às 23h34]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ferreira
    07 out, 2015 Lisboa 08:50
    Portugal nunca esteve entregue a tantos incompetentes como agora. Todos sabemos que com o mau tempo há barras que são autênticas barras assassinas. A culpa não é do mau tempo mas sim das caracteristicas e do estado das barras. Hoje com muita antecedência tem-se conhecimento do estado do tempo e com previsões muito crediveis. Sabendo-se que vai estar mau tempo, qual a velocidade do vento e qual a altura da ondelação pode-se atempadamente decidir e informar o encerramento das barras. Caso o tempo não seja tão mau que obrigue ao encerramento das barras então deveria-se colocar os meios de socorro em prevenção 24 horas. Mas mesmo de prevenção e 24 horas. Pôr a Policia Maritima a fiscalizar constantemente as embarcações quanto ao uso permanente do colete de salvação, quer em faina quer a navegar, também é outra medida que se impunha. Hoje há coletes de salvação que vestidos não atrapalham em nada a faina. Só que os nossos responsáveis que tudo sabem e nada dominam acima de tudo gostam é dos seus cargos e do conforto dos seus gabinetes. Este acidente vai dar origem a grandes parangonas durantes uns dias e a ilustres responsáveis a saccudir a àgua do capote e depois entra no esquecimento colectivo até ao próximo que provávelmente será breve. Oremos para que não, pois em muitas coisas neste País só os Deuses é que nos podem salvar.
  • Carlos Silva
    06 out, 2015 Figueira da Foz 23:50
    O problema disto tudo, é que mais uma vez a incompetência destes senhores que são donos das quintas que se chamam as capitanias leva a que pessoas que poderiam ser salvas o não fossem. O que se pode concluir de mais esta infeliz tragédia é que quando acontece só se vêm baratas tontas a correr para um lado e para o outro no molhe sem saber o que fazer. Onde está a formação destes individuos? Onde estão as consequencias civis e criminais da sua incompetência? Onde estão os despedimentos desta gente? Infelizmente continuam intocáveis e impunes e pior que tudo sem peso na consciencia com estas tragédias. E uma ultima pergunta, onde estava o responsável por fechar a barra dadas as condições de mar? E porque o não fez? Acho que são perguntas para as quais os estimados jornalistas deviam procurar respostas.
  • tito sousa
    06 out, 2015 coimbra 23:43
    Noticia da treta,jornalismo de secretaria este barco esteve mais de uma hora virado sem se avistar um unico meio de salvamento da capitania do porto da F.da Foz o unico meio avistado foi o de uma moto de agua de um particular no meio da tempestade com uma lanterna na mão a ver se encontrava alguem ainda com vida.Podem ver a foto que está no facebook do jornal ( A Voz da Figueira ) e já agora podem enviar ao capitão que vos deu a noticia .Uma foto val mais que mil palavras,pescador agarrado a ponta do barco que estava fora de agua,tenho ideia com muita pena minha que não sobreviveu,mas podia ter sobrevivido .
  • Manuel Montezuma
    06 out, 2015 Coimbra 23:39
    Aquelas motas de agua, que largam os surfistas na Nazaré, com ondas de 30 metros, tinham sido muito úteis nesta tão infeliz situação!!!!!
  • Carlos Silva
    06 out, 2015 Figueira da Foz 22:55
    Deviam questionar era o capitão do porto porque é que nao saiu nenhum salva vidas, e a mota de água entrou no mar quase hora e meia depois do acidente. O acidente deu-se ainda de dia e a mota de água só chegou bem de noite, quase uma hora e meia depois. UMA VERGONHA!
  • tito sousa
    06 out, 2015 coimbra 22:30
    Noticia da treta,jornalismo de secretaria este barco esteve mais de uma hora virado sem se avistar um unico meio de salvamento da capitania do porto da F.da Foz o unico meio avistado foi o de uma moto de agua de um particular no meio da tempestade com uma lanterna na mão a ver se encontrava alguem ainda com vida.

Destaques V+