Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Défice. Previsões do Governo em risco

06 out, 2015 - 12:00 • Sandra Afonso

Para ficar abaixo dos 3%, é preciso que a economia cresça “significativamente”, avisa o Conselho das Finanças Públicas. Gastos com pessoal na administração pública entre os factores que furaram as contas do Governo.

A+ / A-

O Conselho das Finanças Públicas, dirigido pela economista Teodora Cardoso, avisa o Governo que vai ter de se esforçar mais para cumprir a promessa de um défice na ordem dos 2,8%.

Os alertas são deixados no relatório sobre a “Evolução económica e orçamental até ao final do 1.º semestre de 2015”, divulgado esta terça-feira. A meta estabelecida depende de uma redução “consideravelmente” mais acentuada no segundo semestre deste ano e do crescimento “significativo da economia”.

“O cumprimento da meta estabelecida para 2015 implica uma redução do défice na segunda metade do ano consideravelmente mais acentuada que a observada até Junho”, lê-se no documento.

“Com metade do ano decorrido, o défice registado representa 80,6% do valor nominal (ajustado) previsto para 2015, enquanto em igual período do ano anterior correspondia a menos de dois terços do valor atingido no final de 2014. Desse modo, para atingir um défice ajustado de 2,8% do PIB em 2015 será necessário que o défice ascenda a 1,1% do PIB na segunda metade do ano”, acrescenta.

Do lado das receitas, as previsões para 2015 estão muito dependentes do crescimento da economia, assim como do reforço do combate à evasão fiscal. Apesar de as Finanças terem previsto a subida dos impostos directos em 2%, a receita caiu nos primeiros seis meses.

O relatório sublinha também que a receita de contribuições sociais aumentou 4,9%, um ritmo acima do previsto, tendo para tal contribuído, entre outros factores, o aumento da taxa contributiva para a ADSE, como já tinha alertado o Tribunal de Contas.

Na despesa, as administrações públicas registaram gastos acima do previsto, sobretudo com pessoal, e a administração regional e local está também a furar as contas do Governo.

Uma última nota para a dívida pública, que no primeiro semestre baixou para 128,7%, sobretudo graças à compra de dívida através dos fundos da Segurança Social.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • as mentiras,
    06 out, 2015 port 16:48
    e mentirolas do mentiroso compulsivo e dos seus comparsas, vão agora ser realidade e começar a surgir, para aqueles que ainda acreditaram e deram o beneficio da duvida, votando na pseudo coligação e elegendo-os para continuarem no poder, irão agora verificar o erro que cometeram!
  • Swapeira
    06 out, 2015 S. Bento 15:25
    O défice real, sem maningâncias ou engenharias financeiras é de 7,2% ! Ponto!

Destaques V+