Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugueses já podem saber se o seu Volkswagen foi adulterado

06 out, 2015 - 11:19

Informação destina-se apenas aos veículos VW, não abrangendo a Audi ou a Skoda. Mais de 70% dos carros adulterados estão na Europa. Fraude atinge oito milhões de viaturas europeias.

A+ / A-

A SIVA, representante em Portugal das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, anunciou esta terça-feira que os clientes da Volkswagen já podem saber se o seu carro foi ou não afectado pelo dispositivo que falseia as emissões de gases poluentes.

A informação está disponível no site da marca, onde os clientes podem “inserir o número do chassis do veículo” e assim ficar a saber se ele foi afectado “pelo software que causa discrepâncias nas emissões de óxido do azoto (NOx) durante os testes de dinamómetro”, refere o comunicado.

Os proprietários de um Volkswagen podem ainda contactar a marca através do telefone 808 308 989 ou pelo endereço de e-mail apoio.clientes@siva.pt.

O comunicado da SIVA sublinha que “os problemas reconhecidos não afectam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a sua circulação”.

Sobre a Audi e a Skoda, as duas outras marcas do grupo alemão, o comunicado é omisso.

A 18 de Setembro, a Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um software incorporado no veículo.

Dois dias depois, a empresa reconheceu ter falseado os dados e anunciou que 11 milhões de veículos do grupo em todo o mundo têm equipamento que permite alterar o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera – um escândalo que levou à demissão do presidente executivo do grupo, Martin Winterkorn, substituído por Matthias Mueller.

Maioria dos carros afectados está na Europa

Mais de 70% dos carros da Volkswagen adulterados estão na Europa e representam oito milhões de veículos.

O número é avançado na segunda-feira pela agência Reuters, que cita uma carta enviada pelo fabricante alemão aos advogados.

A Volkswagen já tinha admitido que, em todo o mundo, circulam 11 milhões de veículos com o software que engana os testes feitos às emissões poluentes.

Trabalhadores preocupados com o futuro

Todo o investimento na Volkswagen tem de ser repensado, afirmou esta terça-feira o representante dos trabalhadores do grupo, num plenário que reuniu mais de 20 mil funcionários em Wolfsburg, na Alemanha.

“Teremos de pôr em causa tudo o que não é de cariz económico”, afirmou Bernd Osterloh.

Por enquanto, o escândalo da adulteração das emissões poluentes ainda não teve consequências ao nível dos postos de trabalho – o grupo emprega 60 mil pessoas na sede – mas terá impacto ao nível das receitas e, como consequência, no pagamento de bónus aos trabalhadores, avisou ainda o sindicalista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+