Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Campeões

Possibilidade real. UEFA pode interditar Luz por um jogo

05 out, 2015 - 18:11

Incidentes provocados pelos adeptos do Benfica em Madrid vão motivar punição ao clube da Luz. Resta saber qual. Explicações do jurista João Nogueira da Rocha, em Bola Branca.

A+ / A-

O jurista João Nogueira da Rocha, antigo membro do Tribunal Arbitral do Desporto, admite que o Benfica possa vir a ter de realizar um jogo com interdição total ou parcial das bancadas do Estádio da Luz, na Liga dos Campeões, na sequência dos incidentes protagonizados pelos seus adeptos na partida frente ao Atlético de Madrid, no Vicente Calderón.

Apesar de confirmar que esse cenário é uma possibilidade real, Nogueira da Rocha explica, em Bola Branca, que não é de excluir que a UEFA se fique pela aplicação de uma multa e repreensão ao emblema da Luz.

“O regulamento proíbe o arremesso de petardos e esta actuação cai nas sanções disciplinares que vão desde o aviso, passando por repreensão e multa e que podem chegar até um jogo à porta fechada ou com uma parte do estádio encerrada", sustenta, esclarecendo, contudo, que o facto de não ter sido o Benfica a organizar o jogo no estádio Vicente Caldéron constitui um factor atenuante.

“O Benfica não tem qualquer hipótese de impedir isso [atitudes dos adeptos]. Não é o Benfica que faz a vistoria dos seus adeptos, neste caso. Se acontecesse no Estádio da Luz, isso seria uma agravante. Mas, neste caso, o Benfica é totalmente alheio à entrada dos objectos ilícitos no estádio", completa.

Os encarnados viram esta segunda-feira confirmada a decisão do Comité Disciplinar da UEFA de abrir um processo ao clube, na sequência do comportamento de alguns adeptos encarnados em Madrid. O organismo que tutela o futebol europeu irá debruçar-se sobre três aspectos: distúrbios promovidos pelo público, ateamento de tochas e arremesso de objectos.

A decisão do comité disciplinar da UEFA deve ser conhecida a 15 de Outubro e é passível de recurso para o comité de apelo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • petervlg
    06 out, 2015 Valongo 09:14
    Como Benfiquista, acho muito bem que interditem um jogo da liga dos campeões, mesmo sem ser culpa direta do Benfica. Os adeptos tem que saber respeitar, maior parte sabe , mas por uns pagam os outros.
  • OPS
    05 out, 2015 Lisboa 22:05
    ...FIFA atribui derrota à Malásia devido a incidentes no jogo com Arábia Saudita...No jogo de 8 de setembro, com o resultado em 2-1 a favor dos sauditas, aos 88 minutos, os adeptos da casa começaram a lançar vários objetos para o campo, ainda na sequência da frustração da derrota 10-0 sofrida uma semana antes frente aos Emirados Árabes Unidos.
  • Luis Lopes
    05 out, 2015 Lisboa 18:35
    Já é tempo de banir os bandidos dos estádios. Existiram oportunidades diversas mas esta o Benfica tem de a aproveitar. Se o meu direito a assistir aos jogos for posto em causa porque o Benfica tem medo dos arruaceiros demandarei o clube e os seus dirigentes por negação do direito pela omissão de ação atempada para assegurarem aos cumpridores o uso dos lugares que pagam.

Destaques V+