A+ / A-

Dirigente socialista: “O que Costa fez ao PS e ao país é criminoso"

04 out, 2015 - 23:40

“Não é normal o PS não ganhar estas eleições", diz António Galamba, membro da comissão política nacional do PS.

A+ / A-

O dirigente socialista António Galamba pediu este domingo a demissão do líder do PS, António Costa, por considerar que falhou na unidade do partido e na conquista de uma maioria absoluta.

“O que o dr. António Costa fez ao PS e ao país é criminoso”, escreve António Galamba numa declaração enviada à agência Lusa na qual pede a demissão do secretário-geral do PS após a derrota nas eleições legislativas de hoje.

O antigo membro do secretariado nacional do PS no tempo da liderança de António José Seguro considera que Costa falhou os objectivos a que se propôs quando se candidatou a secretário-geral.

“Apesar do esforço dos militantes e dos simpatizantes na campanha eleitoral, o Dr. António Costa falhou os dois objectivos que motivaram o assalto à liderança do PS. Falhou na unidade do PS. Falhou na conquista de uma maioria absoluta”, refere António Galamba, que ficou fora das listas de deputados socialista às legislativas de hoje.

No entender de António Galamba, actual membro da comissão política nacional do PS, a liderança de Costa foi “insuficiente a sublinhar os quatro anos de governo PSD/CDS e desastrosa a apresentar a alternativa do PS”.

“Não é normal o PS não ganhar estas eleições. Fracassados os objectivos políticos, resta a ambição pessoal: a anunciada eventual manutenção poder a todo o custo. Depois de quatro anos de vale tudo à direita, a tentação de um vale tudo à esquerda. Uma solução sem respeito pela vontade popular, ao arrepio dos valores republicanos e democráticos que comemoramos amanhã, a 5 de Outubro”, refere António Galamba.

O dirigente socialista recordou ainda que Costa “interrompeu um ciclo eleitoral de duas vitórias nacionais do PS, nas autárquicas e nas europeias".

O PSD/CDS-PP é a força partidária mais votada com 36,91% dos votos e com 84 mandatos nas eleições legislativas de hoje, quando estão apurados os resultados provisórios em 3070 das 3092 freguesias, de acordo com os dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral.

O PS é o segundo partido mais votado com 32,33% com 71 mandatos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Este "socialista"
    06 out, 2015 de 18:09
    de meia tigela, se tivesse um minimo de vergonha entregava o cartão partidario e ia à vida!...é esta gente que envergonha a politica! O PS não merece ter um "militante" destes que não passa de um oportunista, sem escrupulos!
  • Vergonhoso
    05 out, 2015 Lisboa 22:17
    Um sujeito como este merecia era um processo disciplinar e ser corrido de todo e qualquer partido político. Aliás com os argumentos da traição e outras baboseiras andaram a minar a campanha do PS para poderem agora arrogar-se no direito de falar. Sou uma mera simpatizante do PS e só votei nesse partido porque tinha como secretário geral António Costa, essa "ala" do Seguro é das coisas mais tenebrosas que existe. O porta-voz que tinha era das coisas mais medonhas alguma vez vistas, caiu de pára quedas no PS e de repente era o poderoso que atacava toda a gente . Aliás a "traição" se bem observei vem dessa altura.Se querem desaparecer como partido: força! A mim é-me indiferente mas para quem está tão preocupado não deve ser. Mas façam lá as primárias abertas a não sócios que até eu vou lá votar contra esta anafada juventude.
  • M B Moreira
    05 out, 2015 amarante 20:04
    Criminoso não, que poderia ter feito melhor, talvez. Mas quem ganha a liderança como ele não merece que lhe chamem isso
  • Não se esqueçam
    05 out, 2015 st 19:43
    António Costa, foi o único candidato a primeiro-ministro, repito o único, que foi democraticamente eleito, (e com cerca de 70% dos votos), por militantes e simpatizantes, para esse efeito. As "belezas" e as belezuras que o contestam e o pretendem derrubar de secretário-geral, devem ter isto em conta! A "derrota" do PS nestas legislativas, estava já "construída" por diversos factores, que nada têm a ver com o candidato, (a qualquer outro aconteceria o mesmo ou pior), e esses factores é que deveriam ser discutidos com os responsáveis, militantes e por que não simpatizantes, dentro das estruturas do PS? António Costa bateu-se nesta campanha eleitoral com grande galhardia e o espírito de um grande líder que sofreu ataques de todos os lados inclusivamente ataques ao seu próprio carácter, por "amigos" dos quais se poderá dizer que nem, precisaria de ter inimigos! Poderá haver congresso ou outra situação estatutária qualquer para secretário-geral do PS, mas uma coisa é certa, António Costa deverá ser candidato e ganhará novamente! Deixem-se de oportunismos dentro do PS, pois só fica mal e o eleitorado não perdoará.
  • Mais criminoso
    05 out, 2015 pt 19:42
    são estas declarações de oportunismo a toda a linha!
  • joao
    05 out, 2015 Lisboa 18:07
    Daquilo que os portugueses já conhecem sobre os seus políticos a interpretação que faço da reacção deste sujeito é de que se trata da atitude normal nesta gente: se me deste Tacho tens-me a teu lado; se não me deste Tacho filo-te as canelas na primeira oportunidade.
  • John Doe
    05 out, 2015 Lagos 18:06
    Quem é esta personagem que mal cheira a sangue avança logo, deve ser mais uma hiena da Política que nunca fez mais nada. Vai trabalhar parasita
  • José Maria Montargil
    05 out, 2015 Lisboa 17:53
    E o outro Galamba? Que é feito? Ontem não apareceu. Desapareceu do mapa. Será que se candidata em substituição do ex 1º Ministro que está na cadeia, acusado de montes de crimes? O Galamba socrático que acha disto tudo?
  • trestetas
    05 out, 2015 setubal 17:08
    Ora, já se sabia que iria perder! Mais, segundo afirma o socialista António Galamba cito “O que o dr. António Costa fez ao PS e ao país é criminoso” pergunto: e o que o António Costa fez em zonas de protecção de imóveis também não será criminoso? será que destruir a linha arquitectónica de determinados prédios não é criminoso?
  • António Costa
    05 out, 2015 Aveiro 16:51
    Será que o Antonio Costa sabe fazer contas? Foi ministro no MAI e não deixou saudades, estes politicos não se dão ao respeito.

Destaques V+