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Engenheiros da Volkswagen admitem manipulação desde 2008

05 out, 2015 - 01:32

Recorreram ao software para evitar que um projecto, de grande importância para o grupo, tivesse de ser travado,

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Alguns engenheiros da Volkswagen confessaram que instalaram o software para manipular os dados de emissões poluentes em alguns motores a partir de 2008. A informação foi avançada pelo jornal alemão “Bild.

Os engenheiros, que trabalham no desenvolvimento de motores na central do consórcio em Wolfsburg, no norte da Alemanha, afirmaram que o motor EA189 que estavam a desenvolver desde 2005, estava a ponto de começar a ser produzido em série.

Uma vez que não conseguiram encontrar uma fórmula que lhes permitisse cumprir, quer os limites de emissões poluentes, quer de custos, recorreram ao software para evitar que um projecto que era de grande importância para o grupo tivesse de ser travado, de acordo com o diário alemão.

Segundo o jornal, o motor começou a ser produzido em série, não só para o mercado norte-americano, mas a nível mundial.

Ainda de acordo com o “Bild”, até ao momento as investigações não apresentaram quaisquer indícios de que o ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn - que apresentou demissão na sequência do escândalo das emissões poluentes - estava a par das manipulações.

O jornal refere que um dos mais estreitos colaboradores de Winterkorn, Ulrich Hackenberg, está na mira da investigação interna e suspeita-se que este último, não só estava a par da manipulação, como terá dado a ordem para que esta fosse efectuada.

A 18 de Setembro, a Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um software incorporado no veículo, incorrendo numa multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros). Dois dias depois, a VW reconheceu ter falseado os dados em 11 milhões de veículos.

O novo administrador do grupo, Matthias Mueller, revelou que os carros equipados com o software que falseava o desempenho dos motores vão ser chamados à oficina.

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