Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

La Caixa pondera aquisição do Novo Banco

14 set, 2015 - 09:01

A hipótese abre-se face à possibilidade de o actual processo de venda ser cancelado e relançado um novo, no final do ano.

A+ / A-

O banco catalão La Caixa pondera estudar aquisição do Novo Banco, caso o processo de venda que está a decorrer venha a ser cancelado e seja aberto um novo, no final do ano, com mais segurança sobre as necessidades de capital da instituição.

De acordo com o "Diário Económico", o interesse do catalães foi sinalizado ao Banco de Portugal (BdP) e o grupo CaixaBank, detentor do La Caixa, segue com interesse um cenário de fusão entre o Novo Banco e o BPI, do qual é accionista.

Segundo o jornal, o banco central e o Governo pretendem cancelar o actual processo de venda do Novo Banco com o objectivo de o relançar, após a divulgação dos testes de stress europeus, em Novembro.

O resultado destes testes é a principal incógnita para os finalistas no actual processo de compra, uma vez que a instituição deverá necessitar de um aumento de capital.

Com o adiamento da operação, os compradores já saberão o montante que terão de injectar no banco. E é neste perspectiva que o La Caixa admite estudar a compra do Novo Banco.

A 3 de Agosto do ano passado, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado 'banco mau' (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os activos e passivos tóxicos do BES, assim como os accionistas) e o banco de transição, que foi designado Novo Banco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+