Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Há cada vez mais alunos estrangeiros sub-18 em Portugal

15 set, 2015 - 12:19

Portugal vai enviar 54 estudantes do secundário parar fora, este ano lectivo. Sem bolsa, um ano fora pode custar em média 6.500 euros.

A+ / A-

Quase 100 alunos estrangeiros vão frequentar este ano o ensino secundário em Portugal, representando um aumento face ao ano anterior. São dados avançados à Renascença pela AFS – Intercultura, que promove o intercâmbio de alunos do secundário.

“Portugal vai receber 94 estudantes estrangeiros, de diferentes nacionalidades, de quase todos os continente. Este ano, as maiores comunidades de estudantes estrangeiros que chegam a Portugal vêm de Itália (17) e da Tailândia (12)”, explica a porta-voz Catarina Leal.

Em sentido contrário, de Portugal vão sair “12 estudantes para um programa de ensino trimestral e 42 apara um programa de ensino anual”, sendo que a maior parte vai para os Estados Unidos.

Catarina Leal explica que estudar um ano fora custa, em média, 6.500 euros, no entanto, “o programa está atento às condições familiares da pessoa que se candidata e para isso existem bolsas de estudo a que os alunos também se podem candidatar”.

Quem vem para Portugal, “os estudantes estrangeiros são recebidos em família de acolhimento voluntárias que se dispõem a acolher um jovem em sua casa e a integrá-lo na sua família, a ajudá-lo no ensino da língua, a proporcionar trocas culturais interessantes”, descreve a responsável, lembrando que os alunos podem ficar nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, mas também podem ficar em localidades de menor dimensão”.

“De uma forma geral, as experiências são muito positivas”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+