A+ / A-

Bruxelas começa a semana com forte buzinão

07 set, 2015 - 14:14 • Sandra Afonso

A cidade da Europa acordou esta manhã ao som das buzinas. Foi invadida por tractores, num protesto de milhares de agricultores europeus contra a queda do preço do leite. Uma iniciativa que visa marcar a reunião marcada para hoje dos ministros responsáveis pela Agricultura e Pesca.
A+ / A-

A marcar esta segunda-feira está ainda a conclusão do périplo de comissários europeus por zonas com mais refugiados sírios. Hoje estão na Áustria, junto à fronteira com a Hungria.

Quarta feira será apresentado o plano europeu para a redistribuição dos refugiados que chegam a Itália, Grécia e Hungria. A discussão está marcada para a próxima segunda-feira, numa reunião de emergência de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia. Esta será a segunda tentativa da Comissão Europeia de convencer os Estados-membros a participarem.

Esta crise humanitária deverá ainda dominar o primeiro discurso sobre o Estado da União do Presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker. É já esta quarta-feira, no Parlamento Europeu, pelas oito da manhã, hora de Lisboa., que será seguido de debate com os eurodeputados.

Além de abordar os grandes desafios que a Europa enfrenta, Juncker deverá explicar também que futuro quer para a União Europeia e apresentar as orientações de trabalho para o próximo ano e seguintes.

Os ministros das Finanças da União Europeia têm encontro marcado na sexta-feira, desta vez com uma agenda mais leve, depois de passar o pico da crise grega. Em cima da mesa vai estar a situação da banca, o desenvolvimento das economias europeias e as eleições na Grécia, quando faltam apenas duas semanas.

O comissário português Carlos Moedas está de visita à China, para reforçar a cooperação científica da União Europeia com aquele país. O responsável pela Investigação, Ciência e Inovação tem uma série de reuniões marcadas para hoje e amanhã com o Ministro chinês da Ciência e Tecnologia, empresários, investidores e investigadores universitários. Quarta e quinta-feira, o comissário Carlos Moedas participa no Fórum de Verão de Davos, a reunião mundial do Fórum Económico Mundial, na qualidade de co-presidente da reunião. Durante o evento, o Comissário vai reunir-se com o Chefe do Conselho de Estado da República Popular da China, para debater a cooperação científica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.