Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dezenas de elefantes mortos por caçadores no Botsuana

03 set, 2018 - 17:59

87 elefantes foram encontrados mortos perto do famoso santuário de vida selvagem Delta do Okavango, no Botsuana.

A+ / A-

Dezenas de carcaças de elefantes foram encontradas no Botsuana pela organização “Elefantes sem Fronteiras”, que se dedica à conservação da vida selvagem e dos recursos naturais.

Segundo o cientista responsável pelo estudo que fez o levantamento da fauna selvagem na zona, por via aérea, muitos dos 87 elefantes agora encontrados foram mortos por caçadores furtivos, em busca de dentes de marfim.

"Estou chocado, estou completamente perplexo. A escala de caça aos elefantes é de longe a maior que já vi ou li em qualquer lugar de África até hoje", disse Mike Chase, da Elefantes sem Fronteiras, à BBC.

Também cinco rinocerontes brancos foram mortos nos últimos três meses.

O Botsuana tem a maior população de elefantes do mundo, com cerca de 130 mil exemplares. Durante anos, resistiu às perdas de elefantes vistas noutros países africanos, já que tinha a reputação de ter uma abordagem implacável aos caçadores furtivos.

Este pico de mortes coincide com o momento em que a unidade anti-caça furtiva está a ser desarmada. Uma decisão tomada pelo governo em maio, um mês depois de o presidente Mokgweetsi Masisi ter tomado posse.

Na altura, um alto funcionário do gabinete do presidente, Carter Morupisi, disse aos jornalistas que o "governo decidiu retirar armas e equipamentos militares do Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais", mas não explicou porquê.

O levantamento da vida selvagem no Botsuana, levado a cabo pela Elefantes sem Fronteiras, está apenas a meio e os conservacionistas temem que o número final de elefantes mortos seja muito mais elevado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    04 set, 2018 aveiro 17:37
    É próprio do homem de se ALIMENTAR de carne animal, matar e caçar para esse efeito é , mesmo que condenado por certas ideologias , que respeito, é aceitável por mim . INACEITÁVEL ,é a pratica que consiste em matar por dinheiro , impor o sádico sofrimento ou por estúpido prazer. Neste caso que não é novidade infelizmente, estes traficantes predadores, que eu repugno , devem ser identificados e presos .
  • Sofia
    04 set, 2018 09:14
    Uma notícia triste que nos deixa a pensar. O ser humano é capaz da maldade mais extrema e inflingir o sofrimento mais atroz em plena consciência e sem imperativos de sobrevivência. A barbaridade não é só dos assassinos que matam sem piedade, é de todos os governos que permitem o comércio de produtos com marfim. E de todos nós, que convivemos com esta realidade sem nos indignar.
  • Anónimo
    03 set, 2018 22:39
    Eu sou contra a pena de morte mas com esses caçadores abria uma excepção...

Destaques V+