Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cristas viajou de comboio e encontrou o “caos na ferrovia”

21 ago, 2018 - 15:15

Líder do CDS considera que há um "desinvestimento sem precedentes" e vai chamar o Governo a prestar contas no Parlamento.

A+ / A-

A situação é caótica nos comboios em Portugal e a culpa é do atual Governo, acusa a líder do CDS. Assunção Cristas viajou esta terça-feira, na Linha do Oeste, entre as Caldas da Rainha e Coimbra B.

“Foi uma viagem tranquila, mas atrasada. A carruagem do comboio tinha uma infografia com a descrição a linha do Algarve. As janelas estavam tão grafitadas que nem se conseguia ver para fora”, contou Assunção Cristas aos jornalistas.

A antiga ministra diz que os passageiros no seu comboio eram poucos e disseram “que os comboios não são de fiar em relação aos horários”.

“Há um caos na ferrovia neste momento, um desinvestimento que não tem precedente”, acusa Assunção Cristas.

“O Governo poder querer culpar o Governo anterior, mas a verdade é que está em funções há três anos e teve tempo para recuperar investimento que, obviamente, o Governo anterior não pôde fazer porque apanhou um país falido pelo PS. Continuamos a denunciar: comboios suprimidos, horários não cumpridos, degradação das condições”, frisou a líder do CDS.

Cristas acusa o Governo de desperdiçar fundos comunitário e vai chamar o executivo ao Parlamento para prestar esclarecimentos sobre o estado do transporte ferroviário.

Os dirigentes do CDS viajaram de vários pontos do país. Assunção Cristas dá o exemplo do deputado João Almeida para ilustrar os problemas.

“O João Almeida não consegui arrancar na paragem de início [Espinho], porque não havia gasóleo para o comboio. Teve que ir de carro para outra estação”, lamentou a líder do CDS.

CDS pede comissão permanente por causa do "caos" na ferrovia

Em simultâneo com esta ação no terreno, o CDS pediu esta terça-feira ao presidente do Parlamento que convoque a comissão permanente da Assembleia da República para a próxima semana devido àquilo o que partido considera ser o "caos na ferrovia".

Em resultado do que consideram ser o agravamento da situação desde junho, os deputados enviaram a Ferro Rodrigues o requerimento para que se realize uma reunião da comissão permanente, que é o órgão da Assembleia que se reúne em caso de necessidade durante as férias.

No requerimento, os deputados do CDS chamam também a atenção par ao facto de já terem questionado várias vezes o Governo sobre a situação da CP, sem que tenham qualquer resposta.

Para o CDS, o que se passa naquela empresa tem levado ao colapso no transporte ferroviário e a uma "situação grave e séria" que prejudica diariamente milhares de portugueses.

Governo culpa "falta de investimento" no passado

Durante a visita a uma oficina da EMEF, em Lisboa, realizada na segunda-feira o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins, lamentou o "desinvestimento no grupo CP" no passado, com a redução em cerca de um terço de trabalhadores entre 2010 e 2015.

O governante previu que os efeitos da contratação de 102 trabalhadores para a EMEF - Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário surjam em outubro e afirmou que as decisões no setor ferroviário refletem os "anos anteriores de desinvestimento, nomeadamente de 2015 para trás".

"Basta ver em termos de recursos humanos, entre 2010 e 2015 os recursos humanos foram reduzidos em cerca de um terço. De 1.487 trabalhadores em 2010, em 2015 tínhamos 949 ao serviço", assinalou aos jornalistas, depois de uma visita a uma oficina da EMEF, em Lisboa.

Garantindo que o transporte ferroviário é uma "prioridade" para o executivo, o governante enumerou as intervenções nas infraestruturas, que decorrem ao abrigo do programa Ferrovia 2020, assim como o aluguer do material circulante, cujos primeiros comboios a 'diesel' deverão chegar "no início do próximo ano".

Está ainda a ser preparado o caderno de encargos para o lançamento do concurso para compra de novos comboios, que "será lançado nos próximos meses", acrescentou o secretário de Estado, recordando que as últimas aquisições datam de 2002 para os suburbanos do Porto.

O aluguer à operadora espanhola Renfe será acomodado pelo orçamento do grupo CP, que tem previstos 42 milhões de euros para investimento e manutenção de comboios este ano.

Os contratos de aluguer deverão durar entre dois a três anos.

Sobre a reposição de horários, Guilherme W. d'Oliveira Martins referiu que na linha de Cascais acontecerá em setembro, enquanto na linha de Sintra o calendário aponta para outubro e no Oeste para novembro.

As alterações são justificadas com necessidades e manutenções de material circulante.

[notícia atualizada às 17h34]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José Albano Martins
    22 ago, 2018 Soza 22:53
    Olhem-me esta, ainda à pouco tempo teve no poleiro e agora vem apregoar o quê!!!
  • Carlos
    22 ago, 2018 Torres Novas 20:26
    Mas o presidente da CP nos ultimos anos por acaso até era membro da cupula do CDS
  • Anonimus
    22 ago, 2018 07:55
    Sempre simpático passear de comboio. É giro. Agora falemos de coisas sérias, de quem usa o serviço diariamente, para deslocações laborais. Horários desajustados, supressões, atrasos, avarias no AC, pouca higiene, péssima informação prestada aos clientes. Funcionasse bem, teriam ainda mais clientes, pois o carro é cada vez mais oneroso, e o trânsito caótico. Os políticos e comentadores de cor partidária culpam o passado; o alcatrão do Cavaco, o TGV do Sócrates, o desinvestimento do Coelho, os sindicatos e as direcções incompetentes. Lixo. Quero saber é o que vão fazer, e quando, para dar a volta. E poupem os chavões do 2020 e da manutenção pesada (tal como as "obras" na linha do Norte, caríssimas e que valeram perto de zero). Soluções. Alguém que apresente uma real estratégia de ligação entre as grandes cidades nacionais, linhas modernas que possam no mínimo aproveitar as capacidades dos actuais comboios. Mais remendos não.
  • Lopes
    21 ago, 2018 Aveiro 20:51
    Vai dormir que ainda ontem saíste do poleiro.
  • Kristacoes verão
    21 ago, 2018 lisboa 19:46
    A Kristas milongueira quando era governante viajava nos comboios da CP e a qualidade era tanta que ela até pensava que estava a viajar no Expresso do Oriente. Não liguem, são Kristacoes resultantes do calor. Ela vai a banhos e isso passa.
  • Luis Ribeiro
    21 ago, 2018 Faro 18:29
    Independentemente das responsabilidades que a Dra Cristas possa ter em muitas opções passadas, e tem, temos de analisar o presente. Deixem-me que vos diga: na linha do Algarve tem sido um caos com comboios suprimidos sobre comboios suprimidos e atrasos que chegam a 2 ou 3 horas que fazem que quem a usa regulamente fique autenticamente a ver comboios, que a usa para longo curso esteja a utilizar um serviço tipo roleta russa. O que esta noticia nos diz é gravissimo: a referencia que é feita à motora com indicacoes das estaçoes no Algarve quer dizer que essa motora é lá utilizada normalmente. Se estava na Linha do Oeste onde a Dra Cristas esteva é porque alguem a mandou para lá. Esse alguem só pode ser a CP. Ou seja, a CP propositadamente e dolosamente para a Linha do Algarve desloca recursos para a Linha do Oeste para enganar uns e outros. a isto chama.-se vigarice porque premeditamente se organiza estas supressoes com base nesta gestao aberrante de recursos. E isto só acontece porque tem cobertura do Governo. Ou seja, uma fraude onde os utentes são enganados de todas as formas e feiteios, sem pudor.
  • fanã
    21 ago, 2018 aveiro 18:23
    Esta asquerosa criatura, que brilla por a hipocrisia que destila , faz parte do que o Universo Politico de pior tem . Certos membros deste partideco , que fizeram parte do inesquecível PAF , o que fizeram ou melhoraram na Sociedade ????.......... Zero !........ Se o Governo actual é constantemente criticado por esta "gentalha" do "Clube De Soberbos", onde a arrogância e o modo de fazer Politica puramente estéril é, não defeito mas feitio ; espero para bem de todos que nunca sejam governo . Os equipamentos Públicos sempre foram alvos predilectos dos vândalos . E como lembra e bem o Sr. Jonas Almeida, fariam bem de se verem ao espelho antes de criticar e fazer Politica sebenta sem elevação. Mas quem é que não sabe o que valem os CDS e a hipócrita Dona Cristas ?..... Se este Governo tem defeitos assim como todos os outros Partidos que já o foram, este "partideco"então nada vale !..Não temos bons Políticos, temos uns menos maus e outros simplesmente medíocres !...Haja Paciência !
  • Augusto
    21 ago, 2018 Lisboa 18:13
    O caos da ferrovia fica a dever-se á falta de investimento público ao longo dos anos , com especial incidência nos anos em que Assunção Cristas esteve no governo. É por isso uma enorme falta de vergonha, vir reclamar do actual estado da ferrovia, quando Assunção Cristas e o seu partido são também responsáveis por esta situação.
  • Anónimo
    21 ago, 2018 18:04
    Agora a Dr.ª Assunção Eucaliptos convive com a plebe?
  • Jonas Almeida
    21 ago, 2018 Vila Nova da Baronia 16:23
    Fala com os teus camaradas da PAF que encerraram linhas por todo o Alentejo e deixaram o Oeste apodrecer. Se não tiveres resposta fala com o avô Cavaco que iniciou o desmantelamento do CF em Portugal. Tem vergonha Cristas!

Destaques V+