Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sete distritos continuam em alerta máximo de incêndio

20 ago, 2018 - 17:05

Um "grande número" de incêndios tem deflagrado durante a noite, segundo a Proteção Civil.

A+ / A-

Sete distritos do Norte do país vão continuar em alerta vermelho de incêndio até à meia-noite de quarta-feira, anuncia a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Braga, Bragança, Guarda, Viana do Castelo, Porto, Vila Real e Viseu são as zonas abrangidas pelo estado de alerta máximo.

De acordo com Alexandre Penha, adjunto nacional de operações da ANPC, "convém manter o dispositvo em alerta máximo" devido "ao quadro meteorológico previsto para os próximos dias" com temperaturas elevadas e baixos níveis de humidade do ar.

Os restantes distritos de Portugal continuam em alerta laranja, também até quarta-feira.

Continuam a ser proibidas algumas atividades, como o lançamento de fogo de artifício, evitar ao máximo a utilização de fogo e de máquinas que possam provocar faíscas.

A Proteção Civil constata um aumento das ocorrências ao longo dos últimos dias. Foram 73 na sexta-feira, 98 no sábado, 113 no domingo e 75 até à tarde desta segunda-feira.

Alexandre Penha refere que um "grande número" de incêndios tem deflagrado durante a noite, "o que obriga a um esforço muito maior para que as forças estejam a trabalhar em condições de segurança".

"Não podemos baixar a guarda. Quando baixamos a guarda é quando as situações tendem a ocorrer e a ser mais graves. Apesar de o quadro meteorológico parecer vir a desagravar, é para manter as mesmas precauções", apela a Proteção Civil.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+