Tempo
|
A+ / A-

​Não haverá fogo-de-artifício em Viana. Governo nega exceção

19 ago, 2018 - 12:53

Face à decisão do Governo, a câmara de Viana do Castelo anunciou o fogo será lançado no dia 25 à meia-noite.

A+ / A-

O Governo não vai abrir qualquer exceção à proibição da utilização de fogo-de-artifício. A decisão consta numa nota enviada à comunicação social pelo ministério da Administração Interna.

Após vários pedidos de esclarecimento e de exceção feitos por várias autarquias ao governo, incluindo a Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde decorrem as festas da Agonia, o ministério da Administração Interna esclarece que “não haverá qualquer exceção à proibição total da utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, independentemente da sua forma de combustão. Enquanto vigorar a Situação de Alerta, as autorizações que possam ter sido emitidas devem ser suspensas”.

Na mesma nota, o Governo “manifesta respeito pelas tradições do país”, mas lembra que o alerta vermelho em sete distritos “obriga a um cuidado e a uma atenção acrescidos por parte de todos”.

Face à decisão do Governo, a câmara de Viana do Castelo anunciou já que a Serenata – fogo tradicionalmente lançado da ponte Eiffel sobre o rio Lima – será realizada no dia 25 à meia-noite.

Esta sessão de fogo de artificio encerra todos os anos a romaria da Agonia com milhares de pessoas concentradas nas margens do rio.

Braga, Bragança, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão em alerta vermelho e, como tal, o ministério da Administração Interna declarou Situação e Alerta para estes sete distritos.

A proibição de utilização de artefactos pirotécnico mantém-se até à próxima quarta-feira, 22 de agosto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Leal
    19 ago, 2018 Local 21:30
    Concordo..., que o o Sr Kostov continue a dizer quem é, e ao que vem, até às próximas eleições. Quem quiser continuar com um governo estalinista que vote nele!
  • fanã
    19 ago, 2018 aveiro 17:38
    Segurança maxima , é para todos sem excepção !
  • oturino
    19 ago, 2018 lidboa 16:12
    Os anti touradas levaram alegada e metafóricamente nos cornos.Viana já esqeceu fogos de 2003 e 2005 e a bomba relógio q constitui a serra q corta horizonte á cidade?vai ser preciso por lá uns touros a pastar para evitar o inevitável incendio q ameaça a cidade.Viana a próxima cidade churrasco?????Relatório dos incêndios e investigações viu a luz do dia????Do fundamentalismo ao irracionalismo.Touradas não,fogo sim.Cheira se não houver medidas imediatas a churrasco de outros animais.

Destaques V+