Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vem calor para o fim de semana

16 ago, 2018 - 09:00

Há aviso amarelo para 14 distritos por causa das máximas previstas, que deverão exceder os 30 graus e aproximar-se dos 40 em alguns distritos.

A+ / A-

O calor regressa ao continente a partir da manhã de sábado e deverá ficar, pelo menos, até domingo.

É, pelo menos, essa a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), segundo o qual as temperaturas máximas vão chegar ou exceder os 30 graus em todos os distritos de Portugal continental.

Beja e Évora deverão ser as cidades mais quentes, com 38 graus, enquanto Lisboa chegará aos 35 e Porto e Faro aos 31.

O IPMA decidiu, por isso, colocar 14 distritos sob aviso amarelo, a partir das 10h00 de sábado e até às 6h00 de domingo. Apenas os distritos de Bragança, Vila Real, Faro e Viseu não devem ser abrangidos.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave de uma escala de quatro e é emitido quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".

Radiação UV muito elevada

Esta quinta-feira, estão com índice de radiação ultravioleta muito elevado todos os distritos de Portugal continental e as ilhas da Madeira e dos Açores.

As autoridades de saúde e o IPMA recomendam, por isso, a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt a cobrir os ombros, guarda-sol e protetor solar de índice elevado. A exposição das crianças ao sol deve ser evitada.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo

As temperaturas máximas previstas para esta quinta-feira são de 28 graus em Lisboa, 25 no Porto e em Faro, 32 em Bragança, 33 em Beja e 33 em Castelo Branco, 27 no Funchal e em Ponta Delgada.

O IMPA prevê ainda céu pouco nublado ou limpo no continente, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral e na região Sul até final da manhã.

Durante a tarde, prevê-se um aumento da nebulosidade nas regiões do interior, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

O vento soprará em geral fraco do quadrante norte, soprando temporariamente moderado (25 a 35 km/h) nas terras altas, e tornando-se moderado a forte (20 a 40 km/h), por vezes com rajadas até 65 km/h, de noroeste no litoral oeste a partir da tarde.

As previsões apontam ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e para uma pequena descida da temperatura máxima no litoral Norte e Centro.

Para o arquipélago dos Açores, são esperados períodos de céu muito nublado com boas abertas, com o vento a soprar fraco.

Na ilha da Madeira, as previsões apontam para períodos de céu muito nublado e aguaceiros, em geral fracos e em especial nas vertentes norte e terras altas.

O vento será predominando de norte, soprando forte, por vezes com rajadas até 65 km/h, nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, em especial a partir da tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Santos
    16 ago, 2018 Maia 11:23
    Portanto, o cão mordeu o homem, podia ser manchete da renascença

Destaques V+