Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dietas sem hidratos de carbono podem aumentar a mortalidade

17 ago, 2018 - 06:47

A conclusão foi publicada na revista científica “The Lancet”.

A+ / A-

O consumo moderado de hidratos de carbono favorece uma vida mais saudável e longa. Segundo um estudo liderado por Sara Seidelmann, do Brigham and Women's Hospital, nos Estados Unidos.

A investigação revelou que as dietas que substituem os hidratos de carbono por proteínas ou gorduras devem ser evitadas, pois foram diretamente relacionadas com "ciclos de vida mais curtos".

“As dietas sem hidratos de carbono ou com pouca percentagem dos mesmos foram associadas a um aumento da mortalidade”, sobretudo se os hidratos de carbono forem substituídos por proteína e gordura de origem animal (como carne de porco, vaca, frango), lê-se no estudo.

Já aquelas dietas em que a proteína e gordura consumida é de origem vegetal – originária, por exemplo, de nozes, avelãs, manteiga de amendoim e cereais integrais – foram associadas a baixos níveis de mortalidade.

Os resultados sugerem, assim, que “a fonte dos alimentos altera a relação entre o consumo de hidratos de carbono e a mortalidade”, lê-se ainda na revista “The Lancet”, onde o estudo foi publicado na quinta-feira.

Em resumo, consumir “hidratos de carbono com moderação parece ser ideal para a saúde e ter uma vida mais longa”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    19 ago, 2018 évora 14:33
    Deve-se beber uma garrafa de vinho tinto numa semana e não toda num dia . O que alguns alegados Nutricionistas ou Políticos andam a fazer com a restrição de alimentos , é a mesma coisa que Hitler fazia aos Judeus nos Campos de Concentração . O açúcar é um alimento do cérebro , fomenta a atividade cerebral , a restrição causa mau desenvolvimento nas crianças . O sal é o alimento do coração , fomenta o seu bom ritmo cardíaco devido aos componentes nele inserido como os sais minerais e prende a água ao corpo evitando a desidratação aguda . O Estado mata os idosos retirando o sal dos alimentos básicos como o pão para deixar de pagar reformas . Portanto , nestes dois exemplos prova-se que em vês de se ensinar a comer , o Estado prefere ter crianças burras e dinheiro para distribuir no fogos ...

Destaques V+