Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Indignação em Paris. Teme-se que urinóis públicos “incentivem o exibicionismo”

13 ago, 2018 - 15:20

As estruturas, apresentadas como "ecológicas", não proporcionam grande privacidade e já correm petições para os remover dos locais onde foram colocados na capital francesa.

A+ / A-

Um novo conjunto de urinóis ecológicos colocados nas ruas de Paris está a provocar o alvoroço dos habitantes da capital francesa.

Um urinol em particular, instalado na Île Saint-Louis, não muito longe da catedral de Notre Dame e com vista para os barcos turísticos que passam no rio Sena, está a causar maior indignação.

Os moradores da zona já escreveram uma carta à câmara municipal de Paris a exigir a remoção e estão a planear avançar com uma petição.

“Não há necessidade de colocar algo tão imodesto e feio num local tão histórico”, diz à agência Reuters Paola Pellizzari, 68 anos, proprietária de uma loja de arte. “Fica ao lado do edifício mais belo da ilha, o Hotel de Lauzun, onde viveu Baudelaire”, acrescenta, referindo-se ao poeta francês do século XIX que por ali habitou.

Paola teme também que o urinol, instalado a cerca de 20 metros de uma escola primária, “incentive o exibicionismo”.

Antigamente chamada de "ilha dos palácios", devido grande número de mansões ali existentes, e situada em pleno coração de Paris, a Île Saint-Louis é muito frequentada pela classe alta parisiense. Alguns moradores temem que o recetáculo, com pouca privacidade, possa perturbar a vizinhança.

“É horrível”, diz o dono de uma outra galeria de arte, que não se quis identificar. “Disseram que temos que aceitar isto, mas é absolutamente inaceitável. Está a destruir o legado da ilha. As pessoas não se podem comportar?”, questiona.

Os “Uritrottoir”, assim designados, começaram a ser colocados em Paris no início de 2017. O design é simples: trata-se de uma caixa, com uma abertura discreta e coberta por palha no interior, o que permite reduzir o cheiro. O topo do dispositivo é preenchido por flores.

A ideia é eliminar o odor a urina que emana de algumas ruas da capital francesa e tornar os urinóis públicos mais amigos do ambiente. As caixas estão equipadas com um sistema eletrónico que envia um sinal quando o material atinge o limite de saturação.

Mas há também quem considere a solução discriminatória. “Foram instalados com base numa preposição sexista: os homens não se conseguem controlar [do ponto de vista da bexiga e por isso toda a sociedade tem que se adaptar”, diz Gwendoline Coipeault, do grupo feminista francês Femmes Solidaires, à agência Reuters.

“O espaço público deve ser transformado para causar o mínimo de desconforto”, argumenta. “É um absurdo, ninguém precisa de urinar na rua”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    15 ago, 2018 aveiro 19:31
    O FILIPE, foi o que mais pertinente , objectivo e lógico destes comentadores , incluindo eu !
  • agostinho couto
    14 ago, 2018 Linden, Nova Jérsia, Estados Unidos 22:18
    Por este caminho estao a ficar ao nivel dos ,,cachoros a unica diferenca e que para estes besta ,,uma arvore ,,uma parede ou os ,,pneus dos carros ,,,,realmente ,,onde e que isto vai ,,parar ,,?
  • Filipe
    14 ago, 2018 évora 12:12
    Então as mulheres não pedem igualdade de direitos ? Que tal umas sanitas dispersas para mostrarem as partes ?
  • fanã
    13 ago, 2018 aveiro 19:46
    Ainda me lembro das antigas e emblemáticas "vespasiennes" nos espaços públicos de Paris .
  • Rui
    13 ago, 2018 Campo 18:32
    Afinal mixar ao ar livre é ecológico! Viva a ecologia! Já não restam dúvidas, a inteligência humana está a regredir!

Destaques V+