Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Presidente da República vai refletir sobre argumentos anti-petróleo

12 ago, 2018 - 00:36

Marcelo Rebelo de Sousa concedeu audiência a estruturas que contestam a realização de um furo para prospeção de Petróleo ao largo de Aljezur.

A+ / A-

O Presidente da República reuniu-se este sábado com o Movimento e a Plataforma Algarve Livre de Petróleo numa audiência em Almancil, Loulé. No final, Marcelo Rebelo de Sousa disse que vai refletir sobre os argumentos apresentados.

A audiência às duas estruturas que contestam a realização de um furo para prospeção de Petróleo ao largo de Aljezur, na costa vicentina, durou duas horas e no final Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que ambos "confluem na mesma posição por vias e argumentações diferente".

"Recolhi muitos dados de toda a ordem e vou agora naturalmente confrontar com outros dados, ponderá-los e tomar em consideração na apreciação desta matéria", afirmou o Presidente da República, precisando que lhe foram apresentados argumentos "jurídicos, económicos, financeiros, ambientais, de curto, médio e longo prazo, e também políticos".

Questionado sobre se os argumentos apresentados eram "de peso", o chefe de Estado português respondeu que, "para demorar tanto tempo, era porque valia a pena ouvir os argumentos".

"E vou agora analisar esses argumentos com atenção", acrescentou, escusando-se a avançar já com um posicionamento sobre a prospeção de petróleo ao largo de Aljezur.

O Presidente da República explicou ainda que a audiência de hoje "teve a originalidade" de ser realizar na Junta de Freguesia de Almancil.

"Não ocorreu em Belém ocorreu aqui, num dia muito cheio pelos motivos que conhecem", concluiu o chefe de Estado, referindo-se à visita que fez à zona do incêndio que atingiu os concelhos de Monchique, Silves e Portimão.

A prospeção e exploração de petróleo tem sido contestada pelo Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) e pela Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP), que coincidem na necessidade de impedir a sua realização, por ser contrária à tendência atual de luta contra as alterações climáticas, por ameaçar uma região que vive do turismo e tem um valor natural e cultural que deve ser preservado.

Rosália Cruz, da PALP, tomou a palavra pelas estruturas ouvidas na audiência e disse que o encontro serviu para "chamar a atenção para a preocupação com a democracia no país, quando há 42 mil objeções a este furo em (ao largo de) Aljezur, quando há pareceres a pedirem todos eles uma avaliação de impacto ambiental" que não foram tidas em conta e "quando todos os municípios do Algarve dão parecer negativo" e as suas posições não são tidas em conta pelo Governo.

A dirigente da PALP lembrou que a zona onde está previsto o furo é "sísmica, tem biodiversidade única" e "fica perto do Parque Natural da Costa Vicentina".

"Se houver um derrame espalha-se e o Ambiente vem dizer que não é zona sensível", criticou, considerando que houve recetividade de Marcelo Rebelo de Sousa aos argumentos apresentados pelas duas estruturas.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+