A+ / A-

Uma portuguesa na Grécia, "um país todo em estado de choque"

25 jul, 2018 - 01:27

"Familiares e amigos estão à procura dos seus". Maria Faria, uma portuguesa a viver há alguns anos em Atenas, descreve um cenário de grande dor e consternação.

A+ / A-

A Grécia é um país em “estado de choque” por causa dos incêndios que causaram dezenas de mortos e feridos, diz à Renascença Maria Faria, uma portuguesa a viver há alguns anos em Atenas.

O último balanço oficial aponta para 74 mortos, entre eles um bebé de seis meses, 188 feridos e dezenas de desaparecidos.

Segundo Maria Faria, “o país está todo em estado de choque com tantas vítimas mortais, feridos, centenas ou milhares de casas que foram destruídas e zona florestal”.

“Aqueles que ainda não encontraram familiares ou amigos estão à procura dos seus. Pelo que sei, até ao momento, os portugueses que pude contatar, não há ninguém afetado diretamente”, adianta.

Quanto à resposta das autoridades aos violentos incêndios que começaram na segunda-feira, Maria Faria relata que a população quer, sobretudo, sabe os avisos chegaram a tempo.

“Os incêndios foram apagados em muito pouco tempo. Propagaram-se de maneira extremamente rápida, porque havia ventos muito fortes durante toda a tarde de segunda-feira. O que preocupa as pessoas é se as populações foram avisadas atempadamente para evacuar a zona mais populosa e onde houve estas vítimas mortais todas”, explica.

Os bombeiros ainda combatem as chamas, mas o vento tem estado a dar tréguas nos arredores de Atenas. Já chegam notícias de que a situação poderá estar em fase de rescaldo, adianta Maria Faria.

O primeiro-ministro, Alexis Tsipras, anunciou três dias de luto nacional e garantiu apoio às vítimas.

Foi aprovado um pacote de 20 milhões de euros para esta tragédia.

Começam também a chegar donativos, é o caso do Olympiacos, a principal equipa grega de futebol, que vai doar um milhão de euros às vítimas.

Marcelo Rebelo de Sousa já apresentou condolências ao Presidente grego, por telefone.

Portugal é também um dos países que vai enviar ajuda para o combate aos incêndios, são 50 elementos da Força Especial de Bombeiros, segundo o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+