Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cristiano Ronaldo pode fazer "hat-trick" de prémios The Best

24 jul, 2018 - 15:01

Neymar é o grande ausente, numa lista de dez em que a França, campeã mundial, coloca três nomes. O Real, campeão europeu, tem dois jogadores "e meio": a metade é CR7, que se transferiu para a Juventus este verão, mas completou a época em Madrid.

A+ / A-

Cristiano Ronaldo está nomeado para o prémio The Best, da FIFA, para o melhor jogador do mundo na época 2017/18. Neymar é o grande ausente.

O internacional português, que ganhou a terceira Liga dos Campeões consecutiva pelo Real Madrid, é de novo o grande favorito e pode vencer pela terceira vez, nos três anos de existência do galardão individual. CR7 foi o melhor marcador da maior competição de clubes do mundo, com 15 golos, e ainda conquistou o Mundial de clubes com os "merengues". Este verão, mudou-se para a Juventus, a troco de 112 milhões de euros.

Como habitual, Lionel Messi também figura na lista. O astro argentino fez a "dobradinha" pelo Barcelona, com a conquista do campeonato espanhol e da Taça do Rei, além de ter sido Bota de Ouro, com 34 golos.

Curiosamente, os dois maiores craques do futebol mundial tiveram Mundiais aquém do esperado. Apesar dos quatro golos de Cristiano, Portugal não passou dos "oitavos". Messi esteve muito apagado na eliminação da Argentina, precisamente na mesma fase da prova.

Kylian Mbappé foi campeão mundial pela França, além de ter feito o "triplete" francês, com a conquista de campeonato, Taça e Taça da Liga franceses, pelo PSG. Foi eleito melhor jogador jovem do Mundial.

Luka Modric quase fazia o "triplete": ficou pela Champions e pelo Mundial de clubes. Porém, ganhou a Bola de Ouro do Mundial e foi o líder da seleção da Croácia que surpreendeu o futebol ao chegar à final.

O grande ausente é Neymar, estrela do PSG e da seleção brasileira. O craque, muito criticado pelas "fitas", fez 25 golos e 14 assistências, em 28 jogos, esta temporada, e ajudou o Brasil a chegar aos quartos de final do Campeonato do Mundo, fase em que caiu aos pés da Bélgica.

Depois dos (supostos) favoritos, os "outros"

Raphael Varane juntou o Mundial, pela França, à Liga dos Campeões e Mundial de clubes, com o Real Madrid. A "dobradinha" de Griezmann faz-se de Liga Europa, pelo Atlético de Madrid, e Mundial. A França é o país mais representado, com três nomes entre a lista de nomeados.

Na Premier League, não há como escapar a Harry Kane, que foi o melhor marcador do Mundial e ajudou a Inglaterra a chegar ao quarto lugar. E, claro, não há como escapar à grande sensação da temporada de clubes, Mohamed Salah. Ajudou ao apuramento histórico do Egito para o Mundial, marcou 32 golos na Premier League, número recorde, e brilhou na grande campanha do Liverpool rumo à final da Liga dos Campeões.

Também há espaço para dois belgas, na lista. Eden Hazard foi a grande estrela dos diabos vermelhos, no Mundial, e recebeu a Bola de Bronze pelas suas prestações. Também conquistou a FA Cup, pelo Chelsea. Kevin De Bruyne foi campeão inglês, pelo recordista Manchester City, e ajudou a Bélgica a chegar ao terceiro lugar do Campeonato do Mundo.

A escolha dos três finalistas será levada a cabo por adeptos, jornalistas, selecionadores e capitães das seleções. O vencedor será anunciado a 24 de setembro, na gala dos Prémios The Best da FIFA, em Londres.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+