Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

D. Manuel Clemente

A família é o "lugar para o reencontro com Deus"

21 jul, 2018 - 11:45 • Teresa Paula Costa

O cardeal-patriarca de Lisboa encerrou o Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora, em Fátima.

A+ / A-

O Cardeal Patriarca de Lisboa defendeu hoje a importância das Equipas de Nossa Senhora para a nova evangelização.

No último dia do XII Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora que terminou hoje em Fátima, D. Manuel Clemente proferiu uma conferência sobre “A alegria do reencontro.”

D. Manuel Clemente lamentou que “as condições de vida, aprendizagem e trabalho, assim como de habitação e pertença comunitária, oscilam entre a precariedade e a fluidez para grande número de pessoas e não só por razões financeiras.”

Considerando que “muitas das atuais indefinições de personalidade e adiamentos de projetos familiares têm aqui o seu motivo, bem como a quantidade alarmante de frustrações e depressões precoces ou mais adiantadas em idade,” D. Manuel Clemente salientou que “a frequência dos divórcios é mais sintoma do que causa, uma vez que deriva frequentemente de uniões pouco ou nada preparadas.”

“Ninguém se preparará sem o testemunho dos que já pratiquem o ideal familiar cristão,” frisou o Cardeal Patriarca, pois “a nova evangelização só acontecerá com famílias dinamicamente estabilizadas, onde ninguém desista de ninguém e os conflitos se previnam e superem.”

Por isso, o Presidente da Conferência Episcopal Portuguesa saudou todos os participantes no Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora, agradecendo-lhes “por tudo o que fizeram e é tão importante para a Igreja e para o mundo.”

A família, disse o Cardeal Patriarca, “é sempre o critério para nascer, crescer e conviver,” e “a revitalização das famílias cristãs e a acentuação do seu lugar na Igreja são fundamentais para a nova evangelização que tanto urge, ou seja, para o reencontro com Cristo vivo.”

Já na missa de encerramento do encontro, e dirigindo-se aos equipistas, D. Manuel Clemente disse que “a vossa vocação e missão é serdes, uns para os outros e também na sociedade e na Igreja, testemunhas fiéis e felizes da santidade matrimonial.”

A encerrar o encontro, os coordenadores da Equipa Responsável Internacional das Equipas de Nossa Senhora, o casal português José e Maria Berta Moura Soares, passaram o testemunho ao casal colombiano Clarita e Edgardo Bernal Fandiño.

No XII Encontro Internacional das Equipas de Nossa Senhora participaram mais de oito mil pessoas, de 80 países.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+