Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“A bebedeira passa, o resto não”. Governo quer jovens a beber menos álcool

20 jul, 2018 - 09:11

“A bebedeira passa, o resto não” é o mote da nova campanha de sensibilização dirigida aos jovens.

A+ / A-

No ano passado, o INEM atendeu mais de 1.200 menores em coma alcóolico. Para combater o consumo de álcool excessivo entre os jovens, o Governo lança esta sexta-feira uma campanha de sensibilização.

“A bebedeira passa, o resto não” é o mote da campanha. A mensagem vai está inscrita em cerca de 15 mil cartões que vão ser distribuídos entre os jovens, sobretudo nas zonas de Lisboa, Porto e Albufeira.

O Governo pretende, assim criar uma campanha grande campanha de sensibilização semelhante à que foi levada a cabo para diminuir o consumo do tabaco. Segundo a secretária de Estado adjunta e da Administração Interna, objetivo é "alertar os jovens para as consequências do consumo do álcool, não só nos efeitos nocivos para a saúde, mas também para a sua segurança".

Em entrevista à Renascença, Isabel Oneto salienta que, quando estão embriagados, os jovens ficam não só mais propensos a pôr em causa a sua segurança, mas também "estão mais vulneráveis a ser vítimas de crime".

Ao invés de "colocar toda a resposta na fiscalização e na repressão", o governo pretende "incidir sobre os comportamentos preventivos", destaca Isabel Oneto. Para reforçar esse alerta é também lançado um vídeo que mostra alguns dos perigos inerentes ao consumo de álcool.

Os comerciantes também são envolvidos nesta campanha. As forças de segurança vão distribuir cerca de três mil cartões junto dos comerciantes, alertando-os sobre os riscos da venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.

O Ministério da Administração Interna avança ainda que, no âmbito do programa “Noite mais Segura”, está a desenvolver, em simultâneo com o aumento da fiscalização da venda de bebidas alcoólicas, uma campanha de sensibilização sobre o consumo de álcool em jovens e adolescentes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alves
    20 jul, 2018 Redol 17:32
    Que grande inteligência foi de fazer um slogan em que o que fica na cabeça é "a bebedeira passa"! O resto?? O que interessa é que a bebedeira passa! Ide trabalhar para as obras pois de trolhas não passais!
  • FIlipe
    20 jul, 2018 évora 14:39
    Patrocinam os concertos , festivais e feiras repletas de droga e álcool depois aramam-se em santinhos , desgraçados . Só falta autorizarem as bebidas destiladas para fins terapêuticos .

Destaques V+