Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Temperaturas sobem um pouco à entrada para o fim-de-semana

20 jul, 2018 - 07:04

Esta sexta-feira há previsão de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima no interior Centro e Sul.

A+ / A-

Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se até meio da manhã, geralmente muito nublado no litoral oeste a sul do rio Douro e interior do Alentejo e com períodos de maior nebulosidade nas restantes regiões do interior, são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera para esta sexta-feira.

Está também previsto um aumento temporário de nebulosidade no interior a norte da serra da Estrela até meio da tarde, com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros e trovoadas.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, tornando-se moderado a forte de noroeste e com rajadas até 60 quilómetros por hora no litoral oeste e terras altas a partir do final da manhã, e soprando de sudoeste moderado na costa sul do Algarve durante a tarde.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura mínima no interior Centro e Sul.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (na Guarda) e os 18 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 23 (em Viana do Castelo, Porto e Leiria) e os 31 (em Faro, Évora, Beja e Castelo Branco).

O IPMA alerta ainda que todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira estão em risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta. O instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Aguaceiros na Madeira e nos Açores

Na Madeira haverá períodos de muita nebulosidade, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos para o final do dia e vento fraco a moderado de nordeste, soprando moderado no extremo leste da ilha e em alguns locais montanhosos.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 19 e os 26 graus Celsius.

Para o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) prevê-se céu muito nublado com boas abertas e vento nordeste moderado, tornando-se bonançoso.

No grupo central (Graciosa, S. Jorge, Terceira, Faial e Pico) prevê-se céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento nordeste bonançoso a moderado.

Para o grupo oriental (S. Miguel e Santa Maria) está previsto céu muito nublado com boas abertas, possibilidade de aguaceiros fracos e vento nordeste moderado.

Em Santa Cruz das Flores, na Horta e em Angra do Heroísmo as temperaturas vão oscilar entre os 19 e os 24 graus e em Ponta Delgada entre os 18 e os 25.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+