Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jerónimo de Sousa assinala "divergências de fundo" com o PS. "Assim não dá"

15 jul, 2018 - 14:19

Secretário-geral do PCP critica ainda o governo por discriminar as zonas afetadas pelos incêndios de outubro em relação a Pedrógão Grande.

A+ / A-

No dia em que passam nove meses dos incêndios de outubro do ano passado, o secretário-geral do PCP visitou uma aldeia atingida pelo fogo, no concelho de Santa Comba Dão.

Jerónimo de Sousa voltou a criticar as declarações que o ministro Augusto Santos Silva deu à Renascença e ao jornal Público, na última quinta-feira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a renovação das alianças à esquerda depois das próximas legislativas obrigará a "um nível de comprometimento superior" do que o actual, nomeadamente ao nível da política externa e europeia.


Acordo para nova geringonça deve incluir política externa e europeia
Acordo para nova geringonça deve incluir política externa e europeia

O secretário-geral do PCP afirma que as declarações de Santos Silva mostram que o compromisso maior do Governo é com as regras europeias, avisando que "assim não dá", pois ficarão por resolver problemas estruturais na sociedade.

"De facto há uma divergência, há uma diferença de fundo. (...) queremos registar a contradição. Assim não dá", afirmou Jerónimo de Sousa.

"Tendo em conta os problemas de fundo, problemas estruturais que temos na sociedade portuguesa, ainda por cima acrescidos deste drama dos incêndios, é preciso serem feitas opções. As opções deveriam passar por responder aos anseios e aos problemas dos trabalhadores e do povo, e não o contrário", afirmou.

O secretário-geral do PCP acusou ainda o Governo de fazer uma opção "limitada" nos apoios às vítimas dos incêndios, ao não apoiar a reconstrução das casas de segunda habitação.

"Em relação a Pedrógão há uma perspetiva de apoio em relação às segundas habitações, aqui fazem uma discriminação. Acho que isto é uma contradição com os anúncios de pompa e circunstância em relação ao combate à desertificação, de políticas de apoio ao interior", afirmou o secretário-geral do Partido Comunista.

Durante a tarde, o secretário-geral do PCP vai visitar zonas atingidas pelos incêndios de outubro, nos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Louvor
    15 jul, 2018 Alvor 19:00
    "Assim não dá..." Mas não dá o quê? E só blá, blá blá! Já no tempo do Contra Informação existia o Kamarada Kassete Kunhal, o Kamarada Kassete Karvalhas... E então este agora é o Kamrada Kassete KKKjerónimo! O lado B é igual ao lado A! Ou seja, vira o disco e toca o mesmo!
  • António
    15 jul, 2018 Portugal 17:47
    não dá, mas come tudo. Governo a 3! Cada um pior que o outro.

Destaques V+