Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juízes querem que cidadãos denunciem problemas nos tribunais

05 jul, 2018 - 10:35

Associação sindical criou um canal no YouTube para colocar os vídeos.

A+ / A-

Os juízes decidiram publicar um vídeo destinado a ensinar aos cidadãos o que devem fazer para garantir que o Estado respeita os seus direitos. A animação, com cerca de um minuto, é uma espécie de tutorial sobre como fazer justiça.

O vídeo, da responsabilidade da Associação Sindical de Juízes Portugueses, inaugura um canal no Youtube que se chama “Justamente Falar de Justiça” e pretende servir para denunciar, por exemplo, a insegurança e a falta de condições nos tribunais.

A iniciativa é noticiada esta quinta-feira pelo jornal "Público" e, na sua primeira edição, denuncia as condições de funcionamento dos elevadores dos tribunais.

O vídeo garante que há “dezenas de elevadores nos tribunais com a inspeção fora de prazo”, e pede aos cidadãos que tenham que ir aos tribunais para verificarem as condições de segurança e exijam “responsabilidades a quem as tem.”

Todos os dias, os tribunais são frequentados por dezenas de agentes da autoridade, entre polícias, juízes, oficiais de justiça e magistrados judiciais, além dos advogados.

A Associação Sindical explica, no mesmo vídeo, que as responsabilidades pelas condições de funcionamento dos tribunais cabem ao Ministério da Justiça e pede aos cidadãos que sejam eles a exigir o cumprimento da lei.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+