Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​IP3. “Não é só a estrada da morte, é também a estrada de todos os perigos”

12 jan, 2018 - 07:34 • Liliana Carona

Autarca de Viseu diz que a via está votada "ao abandono”.

A+ / A-

O presidente da Câmara de Viseu critica o abandono a que o Itinerário Principal (IP) 3 foi votado, dando como exemplo a sinalética deficiente e as placas queimadas pelos incêndios, que não foram substituídas.

"Não entendemos porque é que a Infraestruturas de Portugal não aposta na colocação de novo tapete, pois os remendos só pioraram; não compreendemos porque a sinalética é tão deficiente, já que num dia de nevoeiro é difícil perceber quando estamos dentro da estrada; também há placas queimadas dos incêndios que ainda não foram substituídas", elenca Almeida Henriques, que questiona o porquê de os separadores em betão não têm reflectores.

"O IP3 está completamente votado ao abandono", conclui.

"Tem sido o 'laissez-faire, laissez-passer', critica o autarca, acrescentando que as Infraestruturas de Portugal dizem que vai ser construída uma nova via e não investem nesta. Contudo, essa ligação "vai demorar algum tempo a fazer".

Almeida Henriques exige uma resolução imediata e já tomou medidas em conjunto com o autarca de Coimbra.

“Vamos solicitar uma reunião ao ministro das Infraestruturas, para discutirmos esta ligação Viseu-Coimbra, e o estado de degradação em que está o IP3. Hoje não é só a estrada da morte, a estrada de todos os perigos”, sublinha.

As declarações do autarca de Viseu foram feitas na mesma semana em que também a autarquia de Tondela aprovou por unanimidade uma moção que apela à requalificação desta via, que tem cerca de 72 quilómetros, entre Viseu e Coimbra, e é "diariamente atravessado por quase duas dezenas de milhar de veículos".

A moção alerta para os "muitos pontos críticos" do IP3, como "o troço entre Canas de Santa Maria/Valverde e Tondela (construído como variante a Tondela), onde durante a quadra natalícia ocorreram três acidentes graves, que causaram um morto e mais de uma dezena de feridos".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Amaral
    15 jan, 2018 Viseu 17:33
    Tenho a felicitar o presidente da câmara de Viseu Almeida Henriques pela iniciativa que tem assim como os outros autarcas de falar da problemática desta estrada que é uma vergonha não se admite que tanto dinheiro veio para Portugal da comunidade europeia que esta estrada ainda esteja nas condições que está, muitas outras estradas foram feitas noutros locais do país e esta foi realmente esquecida, já era tempo que entre Viseu e Coimbra houvesse uma auto estrada.
  • Mario
    12 jan, 2018 Portugal 14:19
    LOL e quem e que a mandou construir nao foi o Ze povinho de certeza .....
  • S.Costa
    12 jan, 2018 Coimbra 10:51
    Pois desde há muito que o centro do país e em particular Coimbra é omitida nos "corredores do poder" da capital. Custa ver uma série de tipos que sentaram o c. aqui nos bancos da UC e da AAC (onde ganham visibilidade política) para "treparem aos tachos do poder" para depois de lá chegados.esquecerem quem os formou. Na verdade, depois do 25 de Abril, Coimbra vem a pagar o estigma do Salazar ter sido Prof na sua Universidade.

Destaques V+