Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital de S. João. Tratamento oncológico pediátrico resolvido, mas falta o internamento

22 jun, 2018 - 14:05

O hospital de São João inaugurou esta sexta-feira as novas instalações de oncologia pediátrica. No entanto, a ala de internamento permanece em contentores. O serviço remodelado abre oficialmente na próxima quinta-feira.

A+ / A-

O hospital de São João, no Porto, já tem, oficialmente, novas instalações de consulta externa de pediatria e de tratamento oncológico pediátrico. As obras de remodelação duraram cerca de oito meses.

O tratamento oncológico das crianças vai ser melhorado, mas o problema dos internamentos pediátricos ainda não foi resolvido

O presidente do conselho de cdministração do hospital, António Oliveira Silva, diz que esta é uma solução provisória até a situação da ala de internamentos ser resolvida. “O problema ainda não está resolvido, embora nós tenhamos feito alterações, de maneira a tentar sustentar as instalações provisórias durante o espaço de tempo previsto para a construção da nova ala”, explica.

Enquanto o Ministério da Saúde não desbloquear as verbas para a construção da nova ala pediátrica, todos os serviços passam a funcionar no mesmo espaço.

Nas novas instalações de oncologia pediátrica há melhorias no atendimento para as crianças e jovens, no que diz respeito à lotação e às salas de isolamento. Para além disso, na área de consulta, estarão também todos os exames de pediatria, como ecocardiogramas ou provas de esforço.

“Este novo espaço representa no fundo uma integração de todos os cuidados na área pediátrica, como a pediatria geral e as subespecialidades como pediatria cirúrgica ou cardiologia pediátrica”, sustenta o diretor responsável pelo novo centro, Xavier Barreto.

As obras custaram cerca de 800 mil euros e inserem-se no processo de renovação de toda a consulta externa do S. João

O hospital continua à espera que sejam desbloqueadas as verbas para a construção da nova ala pediátrica, um projeto com 10 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Fernando Machado
    22 jun, 2018 Porto 16:10
    Algo vai mal, nesta unidade hospitalar, que dá pelo nome do Hospital de São João, no Porto. O que é noticiado, a ser verdade, levaria à prisão todos aqueles que fazem parte do problema. Mas era preciso estarmos num país civilizado.Espera-se pelo desbloqueamento de verbas ? Afinal há dinheiro e sobra burocracia ? Cadeia já com eles, se for verdade repito.

Destaques V+