Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Prémio atribuído ao Jardim Botânico de Queluz atrai mais visitantes

22 jun, 2018 - 10:21

Distinção é entregue, esta sexta-feira à noite, em Berlim. Este é um dos temas em destaque no programa "Ensaio Geral".

A+ / A-

O Jardim Botânico de Queluz recebe esta sexta-feira à noite, em Berlim, o Prémio da União Europeia para o património Cultural/Europa Nostra. São mais de 15 hectares de jardim onde pela primeira vez se plantaram ananases em Portugal continental.

Este é um dos destaques do programa da Renascença "Ensaio Geral".

A atribuição do prémio foi conhecida em maio passado. Manuel Baptista, presidente da Parques Sintra Monte da Lua, entidade que gere o jardim, considera que a distinção atraí mais visitantes.

“A atribuição deste prémio, que é da maior importância em termos nacionais e em termos europeus, é o reconhecimento do trabalho que a Parques de Sintra tem feito nos últimos anos e é uma forma realmente de atrair mais visitantes”, diz.

Manuel Baptista lembra que a produção de ananases nas estufas do jardim continuam. “São nessas estufas que se deu pela primeira vez em Portugal continental a criação de ananases e é assim que neste momento está a acontecer. Os ananases estão a crescer, o que é mais um motivo de atração para os nossos visitantes”, diz.

Outro dos participantes no programa Ensaio Geral é o engenheiro responsável pelo jardim, Nuno Oliveira.

“É um jardim em setecentista, contemporâneo do Jardim Botânico da Ajuda e do Jardim Botânico de Coimbra. Sofreu ao longo do tempo algumas catástrofes, nomeadamente já no século XX as grandes cheias de 54, depois de 1967 e depois de 1983 que culminam com o desmantelamento do Jardim Botânico de Queluz. A Parques de Sintra em 2012 quando recebe este jardim para gestão percebe que existe muita informação documental sobre o jardim e muita matéria para poder reconstituir o Jardim Botânico de Queluz”, explica.

Já Guilherme d’Oliveira Martins, representante do Europa Nostra, sublinha a importância da distinção.

“Este prémio enche-nos de orgulho uma vez que liga várias questões neste Ano Europeu do Património Cultural. Liga o património construído, o património cultural e é essa ligação que também enfatiza o próprio patrimônio imaterial”, remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+