Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. Liberdade condicional para abusadores de "La Manada"

21 jun, 2018 - 16:54

Tribunal de Navarra decretou que os cinco condenados num caso que mobilizou Espanha podem sair da prisão de imediato se pagarem 6.000 euros de caução.

A+ / A-

Um tribunal de Navarra decretou esta quinta-feira que os cinco membros do grupo conhecido por La Manada, que foram condenados a prisão por abuso sexual de uma jovem, podem sair em liberdade condicional. Em troca, têm de pagar uma caução no valor de seis mil euros. A notícia está a ser avançada pela imprensa espanhola.

Os cinco elementos, suspeitos de violação mas que apenas foram condenados pelo crime de abuso sexual, estavam a cumprir pena há quase dois anos. Com idades compreendidas entre os 24 e os 27 anos, foram detidos a 7 de julho de 2016, escassas horas depois de terem atacado uma jovem durante as festas de São Firmino, que acontecem anualmente em Pamplona.

A sentença pelo crime de abuso sexual tinha chegado a 26 de abril deste ano, cinco meses depois do julgamento. Na altura, os condenados anunciaram que iam recorrer da pena de nove anos de prisão a que foram condenados.

O veredito causou tanta indignação em Espanha quanto o que aconteceu, com milhares de pessoas a mobilizarem-se nas ruas de várias cidades ditando que a jovem foi vítima de "violação, não abuso" e exigindo que os suspeitos, todos oriundos de Sevilha, fossem condenados por esse crime.

O tribunal de Navarra que hoje lhes concedeu a liberdade condicional é o mesmo que tinha condenado os cinco homens a penas de prisão. Segundo o "El País", a mais recente decisão foi aprovada por dois votos contra um. O voto contrário pertenceu ao juiz que preside à instância judicial, José Francisco Cobo Sáenz. Os outros dois magistrados defendem que não existe risco de fuga ou de continuação da atividade criminosa.

Com esta decisão, os detidos poderão abandonar a prisão de imediato.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rui
    21 jun, 2018 Lisboa 17:55
    De certeza que são todos "hiper-católicos", monárquicos e votantes no PP.
  • Anónimo
    21 jun, 2018 17:51
    Liberdade condicional? Essa escumalha devia estar toda presa! Se fossem rappers ou políticos catalães já estavam dentro... O Estado Espanhol continua a ser um estado fascista.

Destaques V+