Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo anuncia ​contratação de dois mil profissionais de saúde

20 jun, 2018 - 11:36

Ministro revelou ainda uma segunda fase de contratações prevista para setembro ou outubro.

A+ / A-

Pelo menos dois mil profissionais de saúde vão ser contratados a partir do próximo mês na primeira vaga de recrutamento para cobrir as necessidades da passagem de trabalhadores às 35 horas semanais, anunciou o ministro da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes, que está a ser ouvido esta quarta-feira na audição parlamentar de Saúde, foi questionado várias vezes pelos deputados sobre a quantidade de profissionais que o Governo está a planear contratar para cobrir as necessidades que resultam da passagem de enfermeiros, assistentes e técnicos das 40 para as 35 horas de trabalho semanais, a partir de 1 de julho.

O ministro disse que os números definitivos estão a ser ultimados, mas que, numa primeira fase, em julho, haverá uma primeira colocação que "ultrapassará os dois mil profissionais".

Depois de julho irão sendo feitos ajustamentos e uma segunda fase de contratações está prevista para setembro ou outubro, segundo o ministro.

Sobre os receios de falta de planeamento atempado destas contratações, o ministro indicou que também há dois anos foram traçados cenários semelhantes, tendo o sistema conseguido ajustar-se.

Adalberto Campos Fernandes vincou ainda que, para o Governo, as 35 horas de trabalho semanal "não são um capricho, nem um favor, nem uma benesse aos profissionais: "são um reconhecimento do esforço, uma valorização do preço por hora e uma forma de dar algum descanso e alívio".

O anúncio foi feito um dia depois da publicação de um documento que conclui que a crise económica ainda se faz sentir nos hospitais públicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A 1 ano de Eleições
    20 jun, 2018 Lisboa 15:25
    Só nos tempos do governo de agressão nacional PSD-CDS saíram pelo menos 5000 Enfermeiros e mais de mil médicos. Esta contratação que só acredito quando vir, é um tapa-buracos necessário, uma vez que o SNS está em ruptura e estamos a pouco mais de 1 ano de Eleições.
  • VICTOR MARQUES
    20 jun, 2018 Matosinhos 13:55
    Fictícios ou... estavam no desemprego???!!!...

Destaques V+