Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2018

Jogadores da Coreia do Sul trocaram as camisolas para confundir "espião" da Suécia

18 jun, 2018 - 11:11

O selecionador sul-coreano apoiou-se na ideia de que os ocidentais não conseguem distinguir as caras asiáticas para "fintar" um adjunto da Suécia que até telescópio usou.

A+ / A-

O selecionador da Coreia do Sul revelou o truque que utilizou, num treino, para enganar um "espião" da seleção sueca, primeiro rival dos asiáticos no Mundial 2018. Shin Tae-yong trocou os números das camisolas dos jogadores, para criar confusão quanto às identidades.

"Sempre ouvi dizer que os ocidentais não distinguem as caras das pessoas asiáticas à primeira, por isso esse foi o meu pequeno truque para confundir os nossos adversários", explicou Shin Tae-yong, em conferência de imprensa de antevisão da partida com os nórdicos.

Shin Tae-yong usou a insólita estratégia durante o estágio na Áustria, já em junho, quando um membro da equipa técnica da seleção da Suécia foi "apanhado" a tentar assistir às sessões de treinos da formação sul-coreana. Lars Jacobsson persuadiu um casal local a deixá-lo usar a casa deles, junto à base de treinos coreana, para espiar o treino, com recurso a um telescópio de alta performance e uma câmara de vídeo.

"Foi preciso uma longa viagem ao cimo das montanhas para chegar à casa, mas era um sítio perfeito para observar o treino da equipa coreana", terá dito o treinador, em declarações reproduzidas pela Reuters. Antes disso, Jacobsson tinha sido expulso de um treino à porta fechada, depois de não ter conseguido convencer os coreanos de que era um turista.

O selecionador sueco, Janne Andersson, pediu desculpa pelo incidente, dizendo que "é muito importante mostrar respeito pelo adversário", mas o próprio Shin Tae-yong desvalorizou o ocorrido: "Queremos sempre saber o que pudermos sobre o adversário. Não penso que seja algo mau".

Coreia do Sul e Suécia defrontam-se esta segunda-feira, às 13h00, em Nizhny Novgorod. A vitória assume especial importância, depois da derrota (1-0) da Alemanha aos pés do México, no outro jogo do grupo F.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+