Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espanha. Iñaki Urdangarin fica em regime de semiliberdade

20 jan, 2021 - 12:22 • Lusa

O cunhado de Felipe VI pode agora sair da prisão para trabalhar e beneficiar de todos os fins de semana fora.

A+ / A-

A justiça espanhola concedeu, nesta quarta-feira, o regime de semiliberdade ao cunhado do rei de Espanha, que cumpre uma pena de prisão pelo seu envolvimento no caso de corrupção Nóos.

Na prisão desde 18 de junho de 2018 para cumprir uma pena de cinco anos e dez meses, Iñaki Urdangarin pode agora sair durante o dia para trabalhar fora da prisão, situada em Madrid, regressar ao centro de detenção para dormir e beneficiar de todos os fins de semana.

A decisão de um tribunal da comunidade autónoma de Castela e Leão, onde o marido da infanta Cristina, irmã de Felipe VI, tinha entrado inicialmente na prisão foi tomada na sequência de um recurso interposto pelo detido.

Iñaki Urdangarin foi condenado por ter utilizado as suas ligações à família real para ganhar concursos públicos para organizar, entre outros, eventos desportivos, tendo em seguida desviado fundos para a Aizoon, uma empresa que geria em conjunto com a esposa e utilizava para financiar o seu estilo de vida luxuoso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+