Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Delfim” de Uribe vence presidenciais na Colômbia

17 jun, 2018 - 23:27

Ivan Duque derrota Gustavo Petro na segunda volta deste domingo.

A+ / A-

O candidato da direita Ivan Duque, do partido Centro Democrático, lidera com uma vantagem de quase 1,9 milhões de votos a contagem na segunda volta das eleições presidenciais realizadas este domingo na Colômbia, anunciou a comissão eleitoral nacional.

Quando estão contabilizados os votos em 68,71% das secções eleitorais, Duque totaliza 6.922.021 votos, equivalentes a 55,56%, enquanto que Gustavo Petro, do movimento Colombia Humana, obtém 5.030.319 sufrágios (39,78 %).

No escrutínio, que decorreu com normalidade, segundo as autoridades eleitorais, os 36.227.267 eleitores inscritos tinham de optar entre Iván Duque, candidato do partido Centro Democrático, de direita, 'delfim' do ex-Presidente Alvaro Uribe e favorito nas sondagens, e o candidato da esquerda antissistema Gustavo Petro, do movimento Colômbia Humana.

Na primeira volta, realizada em 27 de maio, Duque recebeu mais de 7,5 milhões de votos (39,14%) e Petro 4,8 milhões (25,08%).

O candidato vencedor cumprirá um mandato para o período 2018-2022.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+