17 jun, 2018 - 18:40
Ao fim de 20 tentativas, a Toyota conseguiu vencer as 24 Horas de Le Mans, concretizando o sonho que perseguia há muitos anos e confirmando o favoritismo que lhe era atribuído.
O suíço Sébastian Buemi, o japonês Kazuki Nakajima e o espanhol Fernando Alonso cumpriram 388 voltas ao traçado francês, com o espanhol a dar o segundo passo para igualar o feito do inglês Graham Hill e alcançar a “triple corwn”, que significa vencer o GP de Mónaco (F1), as 24 Horas de Le Mans e as 500 Milhas Indianápolis, com a prova norte-americana a faltar no palmarés do piloto de Oviedo.
E se vencer em Le Mans é sempre meritório e implica muito trabalho de preparação e durante as 24 horas, a verdade é que esta vitória da marca japonesa não foi mais do que uma “obrigação” face à ausência de concorrência credível, como o demonstra o facto do segundo Toyota ter ganho 10 voltas ao Rebellion que terminou em terceiro.
Apesar da “dobradinha”, a Toyota ainda apanhou um “susto”, quando a pouco mais de hora e meia do final o carro de Mike Conway/Kamui Kobayashi/Jose Maria Lopez, que comandou na fase inicial da corrida, teve de fazer uma volta a 80 km/h, como consequência de ter falhado a entrada na “box”, para reabastecer, quando o japonês estava ao volante, e teve de dar mais uma volta a velocidade reduzida, mas isso não impediu a conquista do segundo lugar.
Curva Porsche “liquida” portugueses
À partida para a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans havia três portuguesas, mas todos acabaram por ficar pelo caminho, quando não estavam ao volante.
Como curiosidade refira-se que todos abandonaram em consequência de saídas de pista nas curvas “Porsche”.
O primeiro a renunciar foi Pedro Lamy (Aston Martin), que viu, ontem ao final da tarde, o canadiano Paul Dalla Lana embater nas barreiras e deixar o carro inoperacional.
Esta manhã, com escassa diferença de tempo, primeiro, foi a vez do inglês Alex Sims (BMW M8 GTE), companheiro de equipa de António Félix da Costa, experimentar a dureza das barreiras, mas, apesar de ter trazido o carro até às “boxes”, os estragos eram irreparáveis, e pouco depois foi a vez de Paul di Resta (Ligier) bater e deixar Filipe Albuquerque “apeado”.
Classificação
1.º, Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Fernando Alonso (Toyota TS050 Hybrid), 388 voltas, em 24.00’52,247” (248,2 km/h)
2.º, Mike Conway/Kamui Kobayashi/Jose Maria Lopez (Toyota TS050 Hybrid), a 2 voltas
3.º, Thomas Laurent/Mathias Beche/Gustavo Menezes (Rebellion R13 Gibson), a 12 voltas
4.º, André Lotterer/Neel Jani/Bruno Senna (Rebellion R13 Gibson), 13 voltas
5.º, Roman Rusinov/Andrea Pizzitola/Jean-Eric Vergne (Oreca 07 Gibson),a 19 voltas