Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Toyota ganha 24 Horas de Le Mans e portugueses desistem

17 jun, 2018 - 18:40

Fernando Alonso é um dos três pilotos vencedores.

A+ / A-

Ao fim de 20 tentativas, a Toyota conseguiu vencer as 24 Horas de Le Mans, concretizando o sonho que perseguia há muitos anos e confirmando o favoritismo que lhe era atribuído.

O suíço Sébastian Buemi, o japonês Kazuki Nakajima e o espanhol Fernando Alonso cumpriram 388 voltas ao traçado francês, com o espanhol a dar o segundo passo para igualar o feito do inglês Graham Hill e alcançar a “triple corwn”, que significa vencer o GP de Mónaco (F1), as 24 Horas de Le Mans e as 500 Milhas Indianápolis, com a prova norte-americana a faltar no palmarés do piloto de Oviedo.

E se vencer em Le Mans é sempre meritório e implica muito trabalho de preparação e durante as 24 horas, a verdade é que esta vitória da marca japonesa não foi mais do que uma “obrigação” face à ausência de concorrência credível, como o demonstra o facto do segundo Toyota ter ganho 10 voltas ao Rebellion que terminou em terceiro.

Apesar da “dobradinha”, a Toyota ainda apanhou um “susto”, quando a pouco mais de hora e meia do final o carro de Mike Conway/Kamui Kobayashi/Jose Maria Lopez, que comandou na fase inicial da corrida, teve de fazer uma volta a 80 km/h, como consequência de ter falhado a entrada na “box”, para reabastecer, quando o japonês estava ao volante, e teve de dar mais uma volta a velocidade reduzida, mas isso não impediu a conquista do segundo lugar.

Curva Porsche “liquida” portugueses

À partida para a edição deste ano das 24 Horas de Le Mans havia três portuguesas, mas todos acabaram por ficar pelo caminho, quando não estavam ao volante.

Como curiosidade refira-se que todos abandonaram em consequência de saídas de pista nas curvas “Porsche”.

O primeiro a renunciar foi Pedro Lamy (Aston Martin), que viu, ontem ao final da tarde, o canadiano Paul Dalla Lana embater nas barreiras e deixar o carro inoperacional.

Esta manhã, com escassa diferença de tempo, primeiro, foi a vez do inglês Alex Sims (BMW M8 GTE), companheiro de equipa de António Félix da Costa, experimentar a dureza das barreiras, mas, apesar de ter trazido o carro até às “boxes”, os estragos eram irreparáveis, e pouco depois foi a vez de Paul di Resta (Ligier) bater e deixar Filipe Albuquerque “apeado”.

Classificação

1.º, Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima/Fernando Alonso (Toyota TS050 Hybrid), 388 voltas, em 24.00’52,247” (248,2 km/h)

2.º, Mike Conway/Kamui Kobayashi/Jose Maria Lopez (Toyota TS050 Hybrid), a 2 voltas

3.º, Thomas Laurent/Mathias Beche/Gustavo Menezes (Rebellion R13 Gibson), a 12 voltas

4.º, André Lotterer/Neel Jani/Bruno Senna (Rebellion R13 Gibson), 13 voltas

5.º, Roman Rusinov/Andrea Pizzitola/Jean-Eric Vergne (Oreca 07 Gibson),a 19 voltas

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+